Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
11
respostas

Ordem dos atributos novamente

Fiz alguns testes para saber se as funções do transform são executadas da direita para a esquerda (<--) ou da esquerda para a direita (-->) e percebi que realmente são da esquerda para a direita (-->) contrariando o que nos foi ensinado.

Para fazer isso, criei um quadrado vermelho com uma <div> no rodapé do site e fiz diferentes translateX() com quantidades pequenas e grandes de translação além de intercalar rotações:

1 - Foto original sem nenhum transform:

2 - Foto com transform: translateX(250px);:

3 - Foto com transform: translateX(250px) rotate(45deg);:

(É fácil notar que a ordem não foi da direita para esquerda (<--) como nos é ensinado no curso, afinal, a ordem seria rotate(45deg) e depois translateX(250px), o que levaria o quadrado a transladar numa direção diagonal)

4 - Foto com transform: rotate(45deg) translateX(250px);:

( Novamente é clara a ordem de execução das funções rotate() e translateX(). Primeiro aplicou-se o rotate() e depois o translateX() )

5 - Foto com transform: translateX(250px) rotate(45deg) translateX(50px);:

Essa última foto é na verdade uma continuação da foto 3, após rotacionar, o quadrado foi para frente.

Se fôssemos seguir a ordem da direita para a esquerda (<--), o quadrado transladaria 50px na horizontal, rotacionaria 45° graus no sentido horário e depois transladaria 250px numa direção diagonal indo muito mais para baixo.

Porém é notório que ele transladou 250px na horizontal e depois rotacionou.

11 respostas

Fala ai Axell, o propriedade transform, é lida da esquerda para a direita sim, ou seja, pela ordem de declaração.

Olhando as suas fotos, isso é confirmado, todas elas são lidas e executadas pela ordem de declaração.

Não entendi sua dúvida ou argumentação.

Espero ter ajudado.

No exercício "Combinando transformações" é informado o contrário. Observe:

O texto diz que a ordem é da direita para a esquerda ( <-- ). Presumindo isso, as alternativas "corretas" da questão estão, na verdade, erradas.

Algum posicionamento sobre isso ?

solução!

Fala ai Axell, tem como você sugerir uma correção para o descritivo? Realmente está errado.

Sugira a correção lá que eu ou outro moderador realiza a aprovação.

Abraços

Há também o mesmo erro no próximo exercício na parte da sugestão do instrutor:

Porém não consigo mandar uma sugestão para essa parte. E no exercício depois desse também há um problema na ordem das transformações geométricas, mas vou sugerir as melhorias.

Muito obrigado !

Beleza Axell, vou passar para o pessoal ajeitar, obrigado pelo feedback.

Apenas mais uma dúvida, há alguma forma de eu saber como está a situação de alguma sugestão de melhoria que eu tenha enviado ? Tipo se foi aceita, rejeitada ou ainda está em andamento ?

Oi Axell, tudo bem? Desculpa a demora. Eu fiz as correções que sugeriu, obrigado pelo feedback.

Sobre sua pergunta, realmente não há uma forma do aluno saber a situação da sugestão.

Bom dia, Wanderson. Muito obrigado pela atenção.

Não tenho certeza se na minha sugestão de melhoria só mandei uma mudança nessa parte "direita para a esquerda", acredito que não, mas o próximo período do texto ainda está errado:

Além disso, eu sugeri uma melhoria na atividade 5, adicionei muitas coisas e mudei algumas imagens, ela apareceu para vocês ?

Puxa, eu não fui pelas sugestões enviadas. Como o Matheus mandou pra gente direto na lista de emails dos moderadores, eu alterei manualmente na atividade mesmo. Já fiz esse novo ajuste. Obrigado novamente.

Sobre as imagens, bom, o pessoal vai precisar baixar e colocar no servidor da Alura mesmo pra garantir a mesma disponibilidade da plataforma.

Eu vou localizar suas sugestões e avaliar direitinho tá bem? Como algumas correções já foram feitas, não precisaremos aprovar diretamente. As outras, vou pedir pra equipe de web writers verificar.

Ok, tudo bem.

Novamente, muito obrigado pela atenção, sensacional !