Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Ordem de definições de funções e variáveis

Olá, na solução do exercício, percebi que primeiro se definem as funções e depois se declaram as variáveis (as listas "cores", "serie2015" e "serie2016").

Essa é a melhor prática? Porque me soa um pouco estranho pelo fato de que quando essas funções estão sendo criadas, e assim sendo "pensadas" no que elas irão fazer ou quais dados irão processar, são citados nos parâmetros coisas que ainda nem existem no código. Como sou iniciante eu tenho uma linha de raciocínio de apontar primeiro todas as variáveis que o programa irá precisar processar, e aí depois , citá-las quando estiver criando funções.

2 respostas
solução!

Fala Bruno, beleza?

Esse é um tema um pouco pessoal na verdade.

Existem diversas formas de se resolver um mesmo problema, cada desenvolvedor pensa de uma forma diferente.

Naturalmente, para quem é iniciante, é natural que se primeiro pense no dado e depois na ação, já que é assim que acontecem as coisas em nossa vida, mesmo sabendo que as vezes agimos sem pensar hahahaha.

A ideia em relação à ordem vem da maneira que você pensa no problema, você pode tentar solucioná-lo pensando primeiro em quais informações você precisa (variáveis) e depois pensar em como utilizá-las (funções). Entretanto, nada te impede de pensar na ação e definir, através dessa ação, quais dados são imprescindíveis para que isso funcione.

Pegou a ideia?

Por último, você ao longo do tempo notará que a sua fluência nas resoluções de problemas (como arquitetar uma solução viável?) será feita de uma maneira mais natural à medida que seus estudos avançam. Mas fique tranquilo, a grande maioria passa por esse tipo de dificuldade.

Se algo não ficou claro, basta perguntar!

Espero ter ajudado e te desejo sucesso nessa jornada.

Conte com a gente, abraços!

Fala Bruno,

Fico feliz que eu tenha conseguido te ajudar, sempre que precisar pode contar com a gente.

Estou fechando seu tópico agora, qualquer nova dúvida basta criar um novo.

Abraços!