Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Ordem das tags main e aside

Boa noite, pessoal!

Minha dúvida é quanto a semântica do meu código html. Eu sei que a tag <main> é onde será posto o conteúdo principal e a tag <aside> é onde vai um complemento do meu conteúdo principal, como um bloco de navegação, por exemplo.

No exercício a tag <main> vem primeiro com o conteúdo principal e depois vem a tag<aside> com o bloco de navegação, ou seja, no fluxo da página o conteúdo principal vem primeiro e logo abaixo o menu do site. Mexendo nas posições (float, position, etc), por fim, o menu está acima do conteúdo principal.

Minha dúvida é, se eu fizer uma página, e esse meu bloco de navegação vier antes do conteúdo principal da página, eu posso usar a tag <aside> antes da tag <main>? Semanticamente meu código estará correto?

Ex:

<html>
  <head>
    <meta charset="utf-8">
    <title>Título</title>
  </head>
  <body>
    <!--Conteúdo Complementar-->
    <aside>
      <h1>Titulo h1</h1>
      <!--Bloco de navegação-->
      <nav>
        menu
      </nav>
    </aside>
    <!--Conteúdo Principal-->
    <main>
      <p></p>
      <p></p>
 </main>
  </body>
</html>
1 resposta
solução!

Oi Luan,

Você está certíssimo quanto as definições desses elementos. Quanto a ordem no código em si, não há uma regra com relação a semântica.

Deve fazer sentido, por exemplo, se esse menu aparece primeiro na tela (lado esquerdo), nada mais justo que deixá-lo acima do main. Mas isso tem menos relação com semântica, e mais com organização (sentido) do código.

Espero ter ajudado,

Abcs!