4
respostas

Ordem das atividades está equivocada

Não sei se aqui é a melhor forma de alertar para este problema, mas existe uma série de questões com conteúdo que antecede a explicação do professor.

4 respostas

Acho que esse curso de lógica da programação é bem antigo (2016 se não me engano), tem algumas coisas que deixa a desejar mesmo.

Faltam explicações pra coisas básicas que precisei ir no google para entender melhor e a didática é meio esquisita.

Entendo que em aula presencial ao vivo não da pra tudo ser perfeitinho 100%, mas conteúdo de internet você pode editar e arrumar um erro quando encontra e por isso pode ir lapidando as aulas até ficarem com uma ótima qualidade.

No momento sinto que falta MUITA explicação sobre qual o "nome oficial" das coisas, é muito pobre as explicações sobre o que é uma declaração, um parametro, expressão. condição e etc...

Ainda não avancei muito nas aulas, mas fico feliz com o alerta que você trouxe, Alves! Tem alguma fonte confiável que você usou para sanar essas falhas pra indicar? Livro, site, qualquer coisa!

Obrigado desde já!

Não acredito que as coisas sejam como são por "má qualidade" por parte da Alura, tecnologia é algo que esta sempre evoluindo então é realmente complicado lidar com isso. Com o tempo a qualidade das coisas vai melhorando pois da pra aprender melhor como lidar com cada detalhe e ir aperfeiçoando.

Mas fica ai a sugestão de que talvez seja interessante fazer um "remake" do curso de lógica de programação já que é exatamente isso que as pessoas dão de cara ao começar. O atual é bom e "funciona" (em nenhum momento tive que lidar com informação errada), mas por ser a primeira impressão sobre a escola para quem começa pode ser interessante refazer.

Uma fonte excelente que encontrei para aprender mais foi a Mozilla Developers Network (da mesma Mozilla que fez o FireFox) que tem um material sensacional sobre html, JavaScript e outras coisas relacionadas com a web que são interessantes pra quem esta aprendendo sobre front-end.

Exemplo: https://developer.mozilla.org/pt-BR/docs/Web/HTML/Element

E tudo em português. Sempre que tenho alguma dúvida sobre nomenclaturas e coisas do tipo vou nesse site deles. Aqui por exemplo da para entender como funciona o "for" ao invés de apenas repetir o que fizeram:

https://developer.mozilla.org/pt-BR/docs/Web/JavaScript/Reference/Statements/for

Acredito que o importante da programação não é apenas entender os códigos mas saber como utiliza-los para resolver um problema, então acho interessante analisar de forma mais profunda para não criar novos problemas sem saber hahahaha

Tambem estou acompanhando esse "CRASH COURSE" sobre ciencia da computação, não é exatamente sobre programação mas explica melhor a história de onde veio tudo isso. Se souber inglês recomendo, são 40 episódios e abordam muito tema interessante.

https://www.youtube.com/watch?v=O5nskjZ_Go

Obrigado pelas dicas, Alves! Você foi a primeira pessoa que tive algum contato nessa comunidade e estou surpreso com a paciência e dedicação em ajudar, espero encontrar mais pessoas assim. Vou conferir os materiais!

Mais uma vez, obrigado!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software