Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Orçamento de hospedagem e banco de dados.

Olá Alura. Tenho muita dificuldade para entender como funciona os simuladores de custo dos sites de hospedagem principalmente quando entra banco de dados. Realmente não é algo nada trivial. Vocês tem algum curso que explica isso direitinho? Não escolher entre o Heroku ou o OUL, por exemplo. Não sei nem pesar qual seria as vantagens entre um e outro, ou se é de confiança.

2 respostas

Oi Andre, tudo bem? De que simuladores de custo dos sites de hospedagem estamos falando? Sinceramente não conheço nenhum.

Sobre o comparativo dos serviços de hospedagem você deve notar que há classes diferentes. O Heroku é um PAAS se não estou enganado, é uma plataforma como serviço, ela não provê somente a infra que você precisa, mas todo um ecossistema que ajuda bastante a colocar uma aplicação no ar.

A DigitalOcean por exemplo, é um IASS (se não estou errado), neste caso, ela provê apenas a infraestrutura, ou seja, a máquina com o SO instalado. O restante fica por sua conta (instalação de programas, manutenção de S.O).

Os dois são clouds, mas o modelo de trabalho de cada um é bem diferente.

UOL tem planos em diferentes categorias.

Não é uma escolha trivial, concordo com você, mas não temos como dizer: escolha UOL, escola Heroku. Depende muito das necessidades do projeto e também da orçamento disponível.

Não temos um curso específico pra isso.

solução!

Alguns pontos que você precisa ficar de olho na hora de contratar uma hospedagem:

  • A quantidade de acessos simultâneos que a hospedagem suporta
  • A quantidade de conexões simultâneas que são permitidas ao banco de dados
  • O tamanho máximo do banco de dados
  • O espaço em disco disponível (hoje a maioria não tem restrição)
  • Se existe backup do conteúdo (Ex: backup do banco uma vez por dia)
  • No caso de você disparar e-mails, precisa perguntar qual o limite de disparos por dia ou hora, já que os servidores tem restrição para o disparo de grandes quantidades de e-mail.