1
resposta

Oratória e Apresentação Remota de Slides

Sobre conquistar a atenção do público, o item 5 — “Para saber mais, conte uma história” — chamou minha atenção pelo fato de que isso não se aplica apenas a apresentações públicas, TED Talks ou eventos presenciais.

Muitas vezes, em apresentações remotas entre times da própria organização, também poderíamos utilizar essa técnica: iniciar pelo tema, depois trazer um pouco sobre quem somos e, por fim, contextualizar o assunto.

Particularmente, quase nunca falo sobre mim nessas situações. Mas fiquei refletindo: será que uma breve apresentação do nosso background ou experiência, mesmo em um público interno, pode ajudar a gerar mais conexão e credibilidade?

observação: texto revisado com apoio de IA.

1 resposta

Ei! Tudo bem, Marcio?

Você trouxe uma excelente reflexão sobre a conquista de atenção do público no ambiente corporativo.

Muitas vezes acreditamos que, por estarmos entre colegas de trabalho, o background é dispensável. No entanto, trazer uma breve contextualização sobre a sua experiência com aquele tema específico é fundamental. Isso não serve para "ostentar" um currículo, mas sim para gerar credibilidade e conexão. Quando a equipe entende o seu ponto de vista e o caminho que você percorreu até chegar àquela conclusão, a mensagem se torna muito mais confiável e o engajamento aumenta.

Você pode fazer isso de forma bem natural, conectando sua trajetória diretamente ao problema que vai apresentar.

Pensando nas suas próximas reuniões internas, qual projeto ou tema você acredita que se beneficiaria mais se você começasse contando um pouco da sua experiência com ele?

Continue se dedicando aos estudos e qualquer dúvida, compartilhe no fórum.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!