Tenho um Mac e não acho um SQL que seja nativo do Mac para que eu possa seguir com os estudos. Qual seria a melhor alternativa? Uma máquina virtual? Uma aplicação que seja mais compatível com Mac?
Tenho um Mac e não acho um SQL que seja nativo do Mac para que eu possa seguir com os estudos. Qual seria a melhor alternativa? Uma máquina virtual? Uma aplicação que seja mais compatível com Mac?
Olá Renan, tudo bem?
Utilizei o sistema operacional Windows para realizar este curso Renan, e sendo bem sincera com você, pesquisei alguns tutorias de instalação do Oracle em um MAC e não obtive muito sucesso, então sim, indico que você tente utilizar uma máquina virtual, assim você poderá dar continuidade aos seus estudos.
Espero ter ajudado e bons estudos!
Ok. Mas no caso de usar uma máquina virtual eu perco desempenho, correto?
Então me encontro no dilema de qual estratégia de estudo adotar.
Será que não seria melhor investir no estudo de uma outra SQL que seja compatível?
Será que a perda de desempenho não é tão relevante assim na maioria dos casos?
Ou será que essa perda de desempenho não me atrapalharia tanto em progredir com esse curso de SQL e depois da conclusão eu conseguiria facilmente aplicar a outra plataforma SQL compatível com Mac?
Olá Renan!
Eu utilizei a máquina virtual para instalar o Oracle e consegui dar continuidade aos cursos sem problemas Renan, mas sim, não é a mesma coisa de utilizar o ambiente real para a instalação. Mas creio que assim como eu você vai conseguir finalizar o curso sem problemas.
Mas, caso você prefira não utilizar a máquina virtual, e se sinta mais seguro em utilizar um SQL compatível diretamente no seu ambiente real, também é uma ótima opção. Você pode iniciar por um SQL compatível e mais a frente caso você queira, você pode tentar utilizar a máquina virtual para utilizar o Oracle e tentar realizar este curso.
Espero ter ajudado e bons estudos!
Oi Danielle! Então, acabei utilizando esse tutorial ( https://www.youtube.com/watch?v=-0ljX011VU0 ) pra seguir com os estudos. Utilizando a Virtual Box apenas para o Banco de Dados, utilizando o SQLDeveloper nativo do Mac. Porém, quando o professor faz alterações no banco de dados, eu não sei como fazer no Mac. Imagino que eu deva fazer essas alterações na máquina virtual. Porém, a maquina virtual disponível no site da Oracle para essa finalidade é uma máquina Linux (imagino que seja para consumir menos do sistema) e o professor só instrui como fazer num ambiente Windows.
Me pergunto se eu posso simplesmente clonar essa maquina virtual e alterar o sistema operacional para Windows, ou se seria mais simples tentar seguir os passos feitos no Windows adaptando pro Linux.
Olá Renan!
Você poderia informar em qual aula e atividade o instrutor realiza essas alterações?
Assim poderei compreender melhor qual a sua dúvida e ti auxiliar.
Aguardo o seu retorno!
O Danielle.
Sim, claro. https://cursos.alura.com.br/course/oracle-database-consultas-sql/task/59866.
Tive que procurar aqui novamente. Quando você me respondeu nesse tópico eu já tinha terminado esse curso, estava iniciando com esse outro curso de SQL Oracle (vejo como uma continuação desse) e já tinha iniciado o curso de BigQuery, então quando retomamos o assunto aqui eu já não me lembrava especificamente qual era o problema e qual era a aula com o link pra te ajudar a me ajudar.
Te confesso que não cheguei a tentar fazer o procedimento no Linux da máquina virtual, mas cheguei a tentar fazer direto no mac (acho que foi uma perda de tempo e não foi muito inteligente da minha parte) sem sucesso. E só de pensar nos alertas dados pelo professor de que era melhor colocar os arquivos num diretório fácil de encontrar pois eu teria que chamá-los por linha de comando num sistema operacional que eu não tenho a menor ideia de como se organizam os seus diretórios, eu achei que perderia muito tempo sem garantia de sucesso e ainda com o risco de fazer algum procedimento errado e atrasar ainda mais meus estudos. Fora que eu já não tinha tido sucesso em tranferir os arquivos da minha máquina para a máquina virtual, mesmo seguindo um tutorial e marcando opções no Virtual Box, algo como "transferir ao arrastar", sem sucesso também.
Foi aí que eu vi que eu já estava focando em praticamente outro curso (rsrs), o de Virtual Box, e resolvi pedir ajuda novamente e partir para outro curso.
Peço desculpas pela demora e pelo transtorno causado Renan.
Não utilizei Mac para realizar este curso Renan, mas você consegue acessar o SQL Plus? Ou consegue acessar pela terminal do Mac?
Quando não consegui realizar a importação de alguns arquivos, eu optei por abrir o arquivo com um editor de texto e fui copiando os comandos e colando diretamente no SQL Developer para executar, foi um trabalho a mais, porém conseguir ter o ambiente pronto.