Oi Danielle, bom dia! Obrigado pelo retorno.
A máquina que estou usando é minha pessoal, pois na da empresa pela qual faço o curso é bloqueado a instalação de qualquer aplicativo. Minha máquina pessoal é um ASUS VivoBook 5 com 24 MB de RAM. Ele tem Windows 10 Home como sistema operacional que já veio pré-instalado e seu processador é um i5 7th gen. Uma máquina boa pra uso e estudo.
Quanto as suas perguntas, segue as respostas:
Essa é a primeira tentativa de instalação ou você já tentou instalar outras vezes?
R: Tentei instalar o Oracle XE pela primeira vez na maquina para acompanhar o curso. Desde a primeira tentativa não deu certo. Sempre trava criando o banco de dados.
Durante o processo, ocorreu alguma mensagem de aviso ou algo que você achou estranho?
R: Não ocorre nenhuma mensagem, apenas fica travada até eu cancelar pelo Gerenciador de Tarefas. Inclusive minha máquina ficou de sábado pra domingo ligada a noite toda na esperança de avançar a instalação e ficou no mesmo ponto sempre.
Apareceu alguma mensagem de erro?
R: Idem acima, só fica com a barra de evolução da instalação parada...
Durante o processo de instalação apareceu para você a tela do Windows Defender Firewall para liberar os recursos?
R: Não também, pois meu usuário é administrador da máquina e o único da maquina.
Obrigado pela ajuda