6
respostas

Oracle XE no Windows Home

Prezados, bom dia! Alguém que usa o Windows Home 10 conseguiu instalar o Oracle XE sem problemas? No meu trava na Criação do Banco de Dados e não segue... deixei a madrugada toda e nada! Terei que instalar um Linux pra conseguir fazer o curso? Há alguma outra opção para Windows 10 Home Edition? Obrigado

6 respostas

Olá Celio, tudo bem?

Em alguns casos, o processo de instalação pode sim funcionar em Windows Home 10, porém, também tem muitos casos que a instalçao pode não funcionar, não sei bem o motivo para isto acontecer Celio. Não indico a utilização do Linux, é uma instalação bem complicadinha, é necessario realizar muitas configurações antes da instalação.

Você poderia fornecer mais detalhes do seu ambiente? Essas informações são necessárias, para que possamos tentar identificar o que pode estar gerando este problema na instalação e se vai ser possível instalar, mesmo você utilizando o Windows Home 10.

• Essa é a primeira tentativa de instalação ou você já tentou instalar outras vezes?
  • Durante o processo, ocorreu alguma mensagem de aviso ou algo que você achou estranho?
  • Apareceu alguma mensagem de erro?
  • Durante o processo de instalação apareceu para você a tela do Windows Defender Firewall para liberar os recursos?

Aguardo o seu retorno!

Oi Danielle, bom dia! Obrigado pelo retorno. A máquina que estou usando é minha pessoal, pois na da empresa pela qual faço o curso é bloqueado a instalação de qualquer aplicativo. Minha máquina pessoal é um ASUS VivoBook 5 com 24 MB de RAM. Ele tem Windows 10 Home como sistema operacional que já veio pré-instalado e seu processador é um i5 7th gen. Uma máquina boa pra uso e estudo.

Quanto as suas perguntas, segue as respostas:

Essa é a primeira tentativa de instalação ou você já tentou instalar outras vezes? R: Tentei instalar o Oracle XE pela primeira vez na maquina para acompanhar o curso. Desde a primeira tentativa não deu certo. Sempre trava criando o banco de dados.

Durante o processo, ocorreu alguma mensagem de aviso ou algo que você achou estranho? R: Não ocorre nenhuma mensagem, apenas fica travada até eu cancelar pelo Gerenciador de Tarefas. Inclusive minha máquina ficou de sábado pra domingo ligada a noite toda na esperança de avançar a instalação e ficou no mesmo ponto sempre.

Apareceu alguma mensagem de erro? R: Idem acima, só fica com a barra de evolução da instalação parada...

Durante o processo de instalação apareceu para você a tela do Windows Defender Firewall para liberar os recursos? R: Não também, pois meu usuário é administrador da máquina e o único da maquina.

Obrigado pela ajuda

Certo Celio, isso é bem estranho, mas pelos detalhes que você disponibilizou, aparentemente a instalação está sendo impedida de ser finalizada. Como não conheço o seu ambiente, não tenho como afimar exatamente o que pode ser.

Então peço que tente verificar o antivírus ou algum outro programa que possa barrar essa instalação. Peço que verifique também, se mesmo a instalação não sendo finalizada, se na pasta arquivos e programas o diretório do Oracle foi criado.

Boa noite Danielle. Tentarei e reporto! Obrigado

Bom dia! Tudo bem? Era o maldito Anti-virus. Eu o desabilitei e deu certo. Obrigado pela dica.

Fico muito em feliz em saber que você concluiu a instalação sem mais problemas Celio :)

Qualquer nova dúvida é só falar e bons estudos!