1
resposta

Oracle SQL Developer erro de ES: The network adapter could not establish the connection

Boa noite, procurei tópicos relacionado a esse tema, mas,não achei, estou tentando conectar o sql, porém aparece essa mensagem, logo abaixo 'código do fornecedor 17002, eu já tentei seguir as orientações pelos tutorias que existem sobre esse erro, a única diferença é que no meu caso quando eu entro no sistema 'serviços' e eu dou um 'iniciar' no 'OracleoraDB18Home1TNSListener' aparece a seguinte mensagem:

'O serviço OracleoraDB18Home1TNSListener em Computador local foi iniciado e interrompido. Alguns serviços são interrompidos automaticamente se não estiverem sendo usados por outros serviços ou programas.'

O que isso quer dizer?

1 resposta

É bom separar bem as coisas... um Servidor de Banco de Dados (Oracle Server service) é um processo central do banco de dados do Oracle, e um Listener (Oracle Listener Service) é um processo utilizado para fornecer acesso ao banco de dados. Não sei quais configurações usadas na criação desse Listener, mas não faz muito sentido (pra mim) que ele seja interrompido automaticamente. As sessões inativas que usam o banco de dados sim podem e devem ser interrompidas automaticamente quando inativas por um longo tempo. Essa instalação de Oracle é local em sua máquina ou em um servidor? Qual sistema operacional? Para resolver (por hora) basta reiniciar o Listener e conectar, mas o ideal seria ajustar a configuração do Listener para "não interromper" ou para ficar mais tempo "ligado" antes de considerar a inatividade.