7
respostas

Oracle SQL Developer

Toda vez que tento adicionar uma conexão, recebo a mensagem de erro: "Erro de ES: could not resolve the connect identifier "<hostname>: <oracle_id> Código do fornecedor 17002

Além disso, o arquivo .ora não é localizado com a nomenclatura mencionada na vídeo aula. No meu caso, o arquivo TNS recebeu a nomeação <alias>

E esta nomenclatura só apareceu depois de localizar os arquivos .ora, manualmente.

Verificando o funcionamento dos serviços Oracle ativos, todos encontram-se com inicialização automática.

Conseguem me ajudar ?

7 respostas

Olá, Victor, tudo bem?

Você poderia fornecer mais detalhes do seu ambiente ? Assim, poderei entender melhor o que pode estar acontecendo.

  • Qual a versão do Oracle você está utilizando?
  • Ocorreu algum erro durante a instalação?
  • Em qual diretório você localizou este arquivo?

Aguardo o seu retorno!

Boa tarde. Daniele, segue:

Qual a versão do Oracle você está utilizando? Oracle 21c

Ocorreu algum erro durante a instalação? Não, nenhum.

Em qual diretório você localizou este arquivo? C:\app\Victor\product\21c\dbhomeXE\network\admin\sample

Acho importante frisar que fiz os testes em outras máquinas, todas com a versão atualizada, diferente da que é abordada na vídeo aula, e obtive o mesmo erro. Nenhuma delas consegue localizar os arquivos .ora automaticamente.

Na versão 21 do Oracle, os arquivos de conexão estão em um diretório um pouco diferente, dentro da pasta sample. Por este motivo, o SQL Developer não está localizando uma entrada TNS.

O que você pode tentar fazer Victor, é carregar o arquivo da pasta sample e verificar se dessa forma a conexão é realizada.

Você pode fazer isso da seguinte forma:

  • Em Conexão do Banco de Dados, na aba Banco de Dados Detectados clique em Carregar um arquivo TNS:

Na pagina inicial do SQL developer, em Conexão do Banco de Dados, na aba banco de dados detectados, existe o botão carregar um arquivo tns, que está circulado de vermelho e o botão criar conexão manualmente

  • Na nova janela que abrir acesse o diretório C:\app\Victor\product\21c\dbhomeXE\network\admin\sample e selecione o arquivo tnsnames.ora:

Na nova janela que abriu ao clicar em Carregar um arquivo TNS , no diretório sample onde estão os arquivos listener, sqlnet e tnsnames

  • Após carregar o novo diretório, ele localizará uma entrada TNS, clique em Criar uma Conexão Manualmente, para criar uma nova conexão:

Na pagina inicial do SQL developer, em Conexão do Banco de Dados, na aba banco de dados detectados, existe o banco de dados localizado, que está como o nome de alias, o botão carregar um arquivo tns e o botão de criar conexão manualmente que está circulado de vermelho

  • Altere as informações da nova conexão, informando o usuário e senha cadastrados no momento da instalação, e informando o Nome do Host e o SID, como por exemplo:

Criando uma nova conexão

Criando uma nova conexão, informando o usuário system e a senha, e em detalhes informando o host name e o SID

  • Após informar todos os dados corretamente, tente realizar a conexão.

Aguardo o seu retorno!

Mesmo redefinindo, manualmente, me deparo com o mesmo erro:

Satus: Com FalhaFalha no teste: Erro de ES: The Network Adapater could not establish the connection

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Você poderia verificar se o serviço OracleServiceXe e o serviço OracleXETNSListener estão em execução?

Você pode acessar os serviços do Windows da seguinte forma:

  1. Abra o menu Iniciar e digite Serviços

  2. Ao digitar deve aparecer para você o aplicativo Serviços , clique em abrir:

Imagem da tela  de iniciar do windows, onde a palavra serviços foi digitada no campo de busca. Como resultado foi retornado o aplicativo serviço que está desacatado com quadrado vermelho sem preenchimento

  1. Ao abrir localize os serviços Oracle OracleServiceXe e OracleXETNSListener e verifique se estão em execução:

Imagem da tela de serviços do Windows, onde os serviços OracleServiceXe e  OracleXETNSListener estão desacatados com quadrado vermelho sem preenchimento

  • Se todos os serviços estiverem em execução, peço que os reinicie.

Qualquer dúvida é só falar, aguardo o seu retorno!

Danielle, como solucionar o erro abaixo ?

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Isso é bem estranho Victor, então, indico que tente verificar manualmente como está o status do Listener.

No prompt de comando, acesse o diretório de instalação do Oracle. Na minha máquina o diretório é C:\app\dani\product\18.0.0\dbhomeXE\bin>, e informe o comando: lsnrctl status.