Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
7
respostas

Oracle não conecta.

Prezados boa noite.

Estou com o seguinte problema o instalar o oracle 12g:

Mesmo já com o caminho abaixo inserido no path: C:\oraclexe\app\oracle\product\11.2.0\server\bin

ele nao reconhece o comando sqlplus. Somente reconhece se eu executar o comando a partir do diretório acima.

Além do mais, o banco não conecta exibindo a seguinte mensagem: ora-12543: tns:host de destino inatingível. Já procurei pelo google mas a maioria das respostas aponta para problemas de conectividade com a rede, o que não fazzsentido já que é uma instalação local.

Conto com a ajuda de vcs. Um grande abraço.

7 respostas

Alguém, pessoal ?

Olá Wesley. Você está usando a versão 11g do Oracle Database? E qual a versão do seu Windows?

Coloque também aqui o conteúdo da variável de ambiente PATH, por favor.

Olá, Rômulo. Boa noite.

Sim. Estou usando a versão 11g e meu Windows é o 7 Enterprise. x64

Segue como está o Oracle no path: setx PATH "%PATH%;C:\oraclexe\app\oracle\product\11.2.0\server\bin

Ainda não consegui resolver. Abraço.

Tem como me mandar todo o conteúdo da variável PATH? Peço isso pois quando o comando sqlplus não é reconhecido, geralmente é algum problema nessa variável de ambiente.

Você pode acessar o seu conteúdo digitando o seguinte comando no Prompt de Comando:

echo %PATH%

Oi, Rômulo. Bom dia e desculpe a demora.

Aqui está:

echo %PATH% C:\cmder\vendor\conemu-maximus5\ConEmu\Scripts;C:\cmder\vendor\conemu-maximus5;C:\cmder\vendor\conemu-maximus5\ConEmu;C:\Program Files (x86)\Common Files\Oracle\Java\javapath;C:\Windows\system32;C:\Windows;C:\Windows\System32\Wbem;C:\Windows\System32\WindowsPowerShell\v1.0\;C:\Program Files (x86)\Windows Live\Shared;C:\Program Files\Java\jdk1.8.0_171\bin;setx PATH "C:\Program Files (x86)\Common Files\Oracle\Java\javapath;C:\Windows\system32;C:\Windows;C:\Windows\System32\Wbem;C:\Windows\System32\WindowsPowerShell\v1.0\;C:\Program Files (x86)\Windows Live\Shared;C:\Program Files\Java\jdk1.8.0_171\bin;setx PATH "C:\Program Files (x86)\Common Files\Oracle\Java\javapath;C:\Windows\system32;C:\Windows;C:\Windows\System32\Wbem;C:\Windows\System32\WindowsPowerShell\v1.0\;C:\Program Files (x86)\Windows Live\Shared;C:\Program Files\Java\jdk1.8.0_171\bin;setx PATH "C:\Windows\System32;C:\oraclexe\app\oracle\product\11.2.0\server\bin;C:\oraclexe\app\oracle\product\11.2.0\server\bin;C:\oraclexe\app\oracle\product\11.2.0\server\bin

solução!

Aparentemente há programas repetidos no seu PATH e alguns setx no meio, que é um comando que deveria ser executado no Prompt de Comando.

Então, faça o seguinte, vá no menu Iniciar, clique com o botão direito do mouse em Computador e escolha Propriedades. No menu da esquerda, clique em Configurações avançadas do sistema.

Na guia Avançado, clique em Variáveis de Ambiente...

Em seguida, em Variáveis do sistema, procure por Path e clique em Editar...

Em Valor da variável, apague tudo e adicione o seguinte (o que vem a seguir é o seu PATH corrigido, sem os setx e sem os programas repetidos):

C:\cmder\vendor\conemu-maximus5\ConEmu\Scripts;C:\cmder\vendor\conemu-maximus5;C:\cmder\vendor\conemu-maximus5\ConEmu;C:\Program Files (x86)\Common Files\Oracle\Java\javapath;C:\Windows\system32;C:\Windows;C:\Windows\System32\Wbem;C:\Windows\System32\WindowsPowerShell\v1.0\;C:\Program Files (x86)\Windows Live\Shared;C:\Program Files\Java\jdk1.8.0_171\bin;C:\oraclexe\app\oracle\product\11.2.0\server\bin

Oi Rômulo ! Bom dia.

Muito obrigado, agora consigo acessar o sqlplus através do prompt =)

Ainda estava dando erro de "host de destino inatingivel", mas desinstalei o banco e instalei novamente.

Problema resolvido. Agora posso seguir com as aulas = )

Muito obrigado e um abraço !

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software