Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Oracle Express 21c - Não conecta via SQL Developer

Pessoal, boa noite!

Venho compartilhar com vocês um sofrimento que tive para conseguir conectar no banco de dados Oracle Express.

No início, eu instalei o Oracle Express e o SQL developer sem problemas. Porém, quando fui tentar conectar através do SQL Developer no banco da Oracle, não tive sucesso.

O erro que obtinha era genérico, informava que não havia sido possível estabilizar conexão. Porém, via SQLPlus eu obtinha sucesso.

Tentei seguir várias dicas do fórum como desinstalar e instalar novamente, apagar registros do Windows, apagar pastas temporárias, mudar de localhost para IP e nada.

Uma das pistas foi através do comando lsnrctl status. Este comando mostrava que ao tentar conectar na conexão do TNS (xe) obtinha timeout.

Por fim, pesquisando no pai google encontrei o problema. Firewall. Não havia regra de firewall liberada. Portanto, ao tentar conexão na porta 1521, o firewall barrava.

Mas aí surgiu outro problema... Eu uso anti-vírus e não o firewall do Windows.

Foi aí que olhando nas configurações do Avast, vi que a minha conexão não estava marcada como Confiável. Foi só marcar que tudo funcionou corretamente.

Então fica a dica aí galera. Se tiverem o mesmo erro que eu, e utilizarem o avast, deem uma olhada se sua conexão local está marcada como confiável.

Abraços!!

1 resposta
solução!

Encerrando o fórum!