3
respostas

Oracle 18c não vem com a pasta "network" que contém o arquivo de conexão TNS

Realizei a instalação do banco de dados oracle versão 18, porém os arquivos de conexão (TNS) não vieram junto, tive que desinstalar e permanecer com a versão 11g ( que estou usando em outro curso ). Help.

3 respostas

Outra coisa que não veio (comparando com a versão 11g) foi o sqlplus, para utilizar o banco via terminal

Olá Felippe, tudo bem?

Instalei o Oracle versão 18 no meu computador e consegui acessar os arquivos de configuração da conexão como também o SQL Plus. Os meus arquivos de conexão estavam no seguinte diretório:

C:\app\{Seu_nome_de_usuário}\product\18.0.0\dbhomeXE\network\admin

E ao pesquisar no menu iniciar do Windows o SQL Plus, consegui localizar e acessar normalmente. Então gostaria de saber algumas informações para entender e ti dar uma resposta mais precisa, ocorreu algum erro no momento da instalação? Você já tinha verificado esse diretório? Como estava tentando acessar o SQL Plus? Fico aguardando o retorno!

Por hora, eu estou utilizando a versão 11g, nela não tive esse problema, se mais a frente no curso precisar de algo específico da versão 18, eu tento novamente. Obrigado pela atenção!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software