1
resposta

ORA-12560: TNS:erro de adaptador de protocolo

Olá poderia me ajudar com erro do oracle apresentado abaixo me auxiliar no passo a passo que fiz ? Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeEm seguida verifiquei os serviços da Oracle e iniciei OracleOraDB21Home1TNSListener apareceu o seguinte erro abaixo

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeDepois abrir o Prompt e executei o comando lsnrctl staus apareceu a seguinte mensagem abaixo

C:\Users\guilh>lsnrctl status Estabelecendo conexÒo com (DESCRIPTION=(ADDRESS=(PROTOCOL=TCP)(HOST=192.168.0.3)(PORT=1521))) TNS-12535: TNS:operaþÒo sofreu timeout TNS-12560: TNS:erro de adaptador de protocolo TNS-00505: OperaþÒo sofreu timeout 64-bit Windows Error: 60: Unknown error Estabelecendo conexÒo com (DESCRIPTION=(ADDRESS=(PROTOCOL=IPC)(KEY=EXTPROC1521))) TNS-12541: TNS:nÒo hß listener TNS-12560: TNS:erro de adaptador de protocolo TNS-00511: NÒo hß listener 64-bit Windows Error: 2: No such file or directory

O que devo fazer poderia me explicar uma possível solução para o erro ?

1 resposta

Oi, Guilherme! Como vai?

Que bom que você já verificou o status do listener! Agradeço por compartilhar.

Agora, o que podemos fazer é verificar se o arquivo tsnames.ora está com os valores corretos de porta e servidor. Pode ser que tenha algum conflito de porta acontecendo.

Para encontrar o endereço do arquivo, abra o terminal de comando e digite o seguinte comando:

TNSPING LOCALHOST

O retorno será o caminho para encontrar o arquivo. Copie até "admin" e cole no seu explorador de arquivos para entrar na pasta especificada. No meu ambiente, o caminho está assim:

C:\app\Larissa\product\21c\homes\OraDB21Home1\network\admin

Então, abra o arquivo tsname e verifique o nome da porta e do servidor. Aqui está o exemplo de como está meu arquivo. Em host, está o nome do meu computador, e a porta é 1521. Verifique se os que estão no seu arquivo são os mesmos parâmetros que você passou no momento de criar a conexão. Além disso, é possível testar mudar o número de porta.

XE =
  (DESCRIPTION =
    (ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = LAPTOP-DA-LALI)(PORT = 1521))
    (CONNECT_DATA =
      (SERVER = DEDICATED)
      (SERVICE_NAME = XE)
    )
  )

LISTENER_XE =
  (ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = LAPTOP-DA-LALI)(PORT = 1521))


ORACLR_CONNECTION_DATA =
  (DESCRIPTION =
    (ADDRESS_LIST =
      (ADDRESS = (PROTOCOL = IPC)(KEY = EXTPROC1521))
    )
    (CONNECT_DATA =
      (SID = CLRExtProc)
      (PRESENTATION = RO)
    )
  )

Sugiro que faça esse processo e tente executar o comando lsnrctl start no prompt.

Espero atualizações suas, Guilherme!

Abraços.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software