Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

ORA-12560: TNS:erro de adaptador de protocolo

Erro ao tentar logar no sqlplus.

Boa noite. Eu fiz a instalação do oraclexe no windows 7 64-bits.

Configurei a variável de ambiente: D:\oraclexe\app\oracle\product\11.2.0\server\bin;

Porém, quando tento me logar no sqlplus(prompt como ADM) com o usuário = system e senha = 123456(definida na instalação), aparece o erro ORA-12560: TNS:erro de adaptador de protocolo.

Eu encontrei uma alternativa. No menu > Iniciar > Todos os programas > Oracle Database 11g Express Edition > Executar Linha de Comandos SQL Logo após abrir o prompt eu me logo normalmente sem erro.

Apesar de ter encontrado uma alternativa, alguém sabe o porque do erro quando tento me logar no sqlplus pelo prompt do windows?

Obrigado!

2 respostas

Oi Cleberson, não tenho windows, mas saí pesquisando o motivo do seu erro.. Achei esse link => https://boomslaang.wordpress.com/2008/05/02/24/ , bem antigo, mas parece ser útil, dado que o problema é o mesmo.

Parece ter algo a ver com o serviço está rodando ou não.. Tomara que te ajude, enquanto a ajuda mais especializada não chega.

solução!

Olá Alberto, eu verifiquei os serviços do oracle e todos estão funcionando. Eu descobri outra coisa, no PATH além do caminho do ORACLE_HOME - (d:\oraclexe\app\oracle\product\11.2.0\server\bin>) que eu havia especificado, já existia um outro path que apontava para a pasta bin do oracle - (D:\app\Cleberson\product\11.2.0\client_1\bin).

Eu verifiquei e tentei executar o sqlplus.exe (D:\app\Cleberson\product\11.2.0\client_1\bin). E o mesmo erro continua.

Então fiz outro teste, agora com o sqlplus.exe(d:\oraclexe\app\oracle\product\11.2.0\server\bin). E funcionou.

Então eu removi o caminho (D:\app\Cleberson\product\11.2.0\client_1\bin) da path e deixei somente o outro.

Agora está funcionando normalmente. Obrigado pelas dicas!