Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
7
respostas

ORA-12154: TNS:nÒo foi possÝvel resolver o identificador de conexÒo especificado

Olá pessoal, estou tendo o seguinte problema ao tentar conectar ao SQL_PLUS ORA-12154: TNS:nÒo foi possÝvel resolver o identificador de conexÒo especificado.

Já tentei diversas soluções e não consigo resolver. Criei variável de ambiente TNS_ADMIN e também desativei meu firewall. Atualmente meu sqlnet.ora :

# sqlnet.ora Network Configuration File: C:\oracle\product\18.0.0\dbhomeXE\NETWORK\ADMIN\sqlnet.ora
# Generated by Oracle configuration tools.

# This file is actually generated by netca. But if customers choose to 
# install "Software Only", this file wont exist and without the native 
# authentication, they will not be able to connect to the database on NT.

SQLNET.AUTHENTICATION_SERVICES= (NTS)

NAMES.DIRECTORY_PATH= (TNSNAMES, EZCONNECT)

Em NAMES.DIRECTORY_PATH= (já havia adicionado LPAD também sem sucesso).

Meu tnsnames.ora:

# tnsnames.ora Network Configuration File: C:\oracle\product\18.0.0\dbhomeXE\NETWORK\ADMIN\tnsnames.ora
# Generated by Oracle configuration tools.

XE =
  (DESCRIPTION =
    (ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = NOME_COMPUTADOR)(PORT = 1521))
    (CONNECT_DATA =
      (SERVER = DEDICATED)
      (SERVICE_NAME = XE)
    )
  )

LISTENER_XE =
  (ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = NOME_COMPUTADOR)(PORT = 1521))


ORACLR_CONNECTION_DATA =
  (DESCRIPTION =
    (ADDRESS_LIST =
      (ADDRESS = (PROTOCOL = IPC)(KEY = EXTPROC1521))
    )
    (CONNECT_DATA =
      (SID = CLRExtProc)
      (PRESENTATION = RO)
    )
  )

Se alguém puder ajudar, agradeço de verdade, tentei inúmeras soluções sem sucesso.

7 respostas

Olá Valmir, tudo bem?

Poderia disponibilizar mais alguns detalhes?

  • Você está conseguindo acessar normalmente pelo SQL Developer?
  • Poderia disponibilizar também as informações do seu arquivo listener,ora?
  • Poderia disponibilizar também como está tentando acessar o SQL Plus? Quais os comandos está utilizando?

Caso você queira, pode tirar print, upar no Imgur e disponibilizar o link aqui.

Aguardo o seu retorno!

Olá, tudo bem e você?

Primeiramente agradeço pela atenção.

Respondendo as perguntas:

Você está conseguindo acessar normalmente pelo SQL Developer?

Sim. SQL Developer

Poderia disponibilizar também as informações do seu arquivo listener,ora?

# listener.ora Network Configuration File: C:\oracle\product\18.0.0\dbhomeXE\NETWORK\ADMIN\listener.ora
# Generated by Oracle configuration tools.

DEFAULT_SERVICE_LISTENER = XE

SID_LIST_LISTENER =
  (SID_LIST =
    (SID_DESC =
      (SID_NAME = CLRExtProc)
      (ORACLE_HOME = C:\oracle\product\18.0.0\dbhomeXE)
      (PROGRAM = extproc)
      (ENVS = "EXTPROC_DLLS=ONLY:C:\oracle\product\18.0.0\dbhomeXE\bin\oraclr18.dll")
    )
  )

LISTENER =
  (DESCRIPTION_LIST =
    (DESCRIPTION =
      (ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = MEU_COMPUTADOR)(PORT = 1521))
      (ADDRESS = (PROTOCOL = IPC)(KEY = EXTPROC1521))
    )
  )

Poderia disponibilizar também como está tentando acessar o SQL Plus? Quais os comandos está utilizando? Tentei das seguintes formas:

Diretamente executando o SQL Plus.exe (Ele abre pede o usuário que sempre coloco system e depois pede o password, digito a senha criada na instalação do banco.

Outras formas que tentei sem sucesso abrindo o cmd e sempre utilizando o usuário system e a senha criada na instalação:

>sqlplus system@XE

>sqlplus system@MEU_COMPUTADOR

>sqlplus system@localhost

>sqlplus system@127.0.0.1

>sqlplus system/MINHA_SENHA@ALTERNANDO_HOSTS_ACIMA

Certo Valmir, você poderia verificar se nas suas variáveis de ambiente existe as variáveis ORACLE_SID e ORACLE_HOME?

Outra coisa Valmir, na senha do seu usuário existe o caracter @ ?

Tente realizar a conexão da seguinte forma Valmir:

  • Acesso o prompt de comando e execute o seguinte comando:
sqlplus Usuario/senhaUsuario@conexão
  • Um exemplo que executei aqui na minha máquina:
sqlplus system/12345678@xe

Acessando o SQL Plus com o comando anterior

Aguardo o seu retorno!

Vamos lá.

( Certo Valmir, você poderia verificar se nas suas variáveis de ambiente existe as variáveis ORACLE_SID e ORACLE_HOME? )

  • ORACLE_SID nunca vi algo sobre e nem criei.
  • Agora sobre o ORACLE_HOME eu cheguei a criar, porém o SQL*PLUS sequer abria quando criava essa variável.)

Neste print pode-se notar atualmente como está: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

O arquivo tnsnames.ora eu repliquei no caminho c:\oracle para ver se influenciava em algo, tanto que minha variável de ambiente TNS_ADMIN fiz tentativas apontando pra ambos os locais e sempre por garantia para ter validade, eu reiniciava a máquina. Como pode ver a variável Path foi configurada para o caminho dos binários do Oracle na instalação em si, fazendo o que o ORACLE_HOME faria.

(Outra coisa Valmir, na senha do seu usuário existe o caracter @ ?)

  • Sim possui e pensando nisso, tentei conectar também das seguintes formas sem sucesso, sempre apesentando o mesmo erro aberto nesse tópico do fórum:
sqlplus system/'minha_senha'@conexão

sqlplus system/"minha_senha"@conexão

sqlplus system/`minha_senha`@conexão

Isso me deixa um pouco desanimado, quero dar continuidade no curso, mas considero o SQL*PLUS importantíssimo, principalmente pra executar os scripts ou fazer um acesso remoto sem necessidade de interfaces gráficas.

solução!

Danielle, muito obrigado pela ajuda!

Consegui resolver, pelo menos de forma paliativa, como me sinalizou do "@" resolvi fazer um teste.

Alterei minha senha pelo SQL Developer (imagem abaixo), com uma conexão já estabelecida, coloquei uma nova senha sem caracteres especiais, o que resolveu permitindo conectar pelo SQL*Plus.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Por hora seguirei assim, mas estou abismado com a maturidade no mercado da Oracle e mesmo de ter procurado uma solução tanto em português quanto em inglês e não achar nada se referindo a isso nos erros de ORA-12154, ainda não considero isso que fiz uma solução satisfatória, já que considero que ficou uma senha fraca, porém por hora dá pra seguir com os estudos.

Mais uma vez obrigado pela atenção!

tambem tive o mesmo problema, muito dificil encontrar uma resposta pra esse erro online!!! sorte minha ter esse topico, minha senha tambem continha um '@'

Fico contente que minha dúvida venha ajudar outras pessoas Gabriel!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software