O oponente parece repetir os mesmos movimentos da minha raquete, ele só acerta quando eu acerto e só erra quando eu erro.
Tentei alterar os valores da função calculaChanceDeErrar() e a bolinha ou "buga" atrás da minha raquete ou o oponente não erra mais.
//variaveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 18;
//variáveis velocidade da bolinha
let velocidadexBolinha = 6;
let velocidadeyBolinha = 6;
let raio = diametro / 2;
//variáveis minha raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
//variáveis raquete do oponente
let xRaqueteOponente = 586;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeYOponente;
let comprimentoRaquete = 8;
let alturaRaquete = 80;
//variáveis dos pontos
let meusPontos = 0;
let pontosDoOponente = 0;
let colidiu = false;
let chanceDeErrar = 0;
//variáveis sons
let trilha;
let raquetada;
let ponto;
function preload(){
trilha = loadSound("trilha.mp3");
raquetada = loadSound ("raquetada.mp3");
ponto = loadSound("ponto.mp3");
}
function setup() {
createCanvas(600, 400);
trilha.loop();
}
function draw() {
background(0);
mostraBolinha();
movimentoBolinha();
verificaColisaoBorda();
mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
movimentaMinhaRaquete();
//verificaColisaoRaquete();
verificaColisaoRaquete(xRaquete, yRaquete);
mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
movimentaRaqueteOponente();
verificaColisaoRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
incluiPlacar();
marcaPontos();
bolinhaNaoBuga();
}
function mostraBolinha (){
circle(xBolinha, yBolinha, diametro)
}
function movimentoBolinha(){
xBolinha += velocidadexBolinha;
yBolinha += velocidadeyBolinha;
}
function verificaColisaoBorda(){
if (xBolinha + raio > width ||
xBolinha - raio < 0){
velocidadexBolinha *= -1;
}
if (yBolinha + raio > height ||
yBolinha - raio < 0){
velocidadeyBolinha *= -1;
}
}
function mostraRaquete(x,y){
rect(x,y,comprimentoRaquete,alturaRaquete)
}
function movimentaMinhaRaquete(){
if (keyIsDown(UP_ARROW)){
yRaquete -= 10;
}
if (keyIsDown(DOWN_ARROW)){
yRaquete += 10;
}
}
function verificaColisaoRaquete(){
if (xBolinha - raio < xRaquete + comprimentoRaquete && yBolinha - raio < yRaquete + alturaRaquete && yBolinha + raio > yRaquete){
velocidadexBolinha *= -1;
}
}
function verificaColisaoRaquete(x,y){
colidiu = collideRectCircle(x, y, comprimentoRaquete, alturaRaquete, xBolinha, yBolinha, raio);
if (colidiu){
velocidadexBolinha *= -1;
raquetada.play();
}
}
function movimentaRaqueteOponente(){
velocidadeYOponente = yBolinha -yRaqueteOponente - comprimentoRaquete / 2 - 30;
yRaqueteOponente += velocidadeYOponente + chanceDeErrar
calculaChanceDeErrar()
}
function incluiPlacar(){
stroke(255);
textAlign(CENTER);
fill(color(128,0,128));
rect(170, 10, 30, 20);
fill(285);
text(meusPontos, 185,24);
fill(color(128,0,128));
rect(430, 10, 30, 20);
fill(285);
text(pontosDoOponente, 445,24);
}
function marcaPontos(){
if (xBolinha > 590){
meusPontos += 1;
ponto.play();
}
if (xBolinha < 10){
pontosDoOponente += 1;
ponto.play();
}
}
function calculaChanceDeErrar() {
if (pontosDoOponente >= meusPontos) {
chanceDeErrar += 1
if (chanceDeErrar >= 39){
chanceDeErrar = 40
}
} else {
chanceDeErrar -= 1
if (chanceDeErrar <= 35){
chanceDeErrar = 35
}
}
}
function bolinhaNaoBuga(){
if (xBolinha - raio < 0){
xBolinha = 23
}
}