-------Preferir selecionar por #id ou .classe ----- Não ficou claro para mim o que significa o #id ou .class. Agradeceria uma informação a respeito.
-------Preferir selecionar por #id ou .classe ----- Não ficou claro para mim o que significa o #id ou .class. Agradeceria uma informação a respeito.
Você não pode usar o mesmo id em mais de uma tag.
Ja o class você pode repetir, varias tags podem ter a mesma class.
Pensa assim, o id é seu cpf, cada pessoa tem o seu.
O class é uma sala de aula por exemplo, pode ter mais de uma pessoa na mesma sala.
No css, para chamar um id você usa o #, e para chamar um class você usa o .
Espero ter ajudado!
Oi Dorival! Tudo bem? Espero que sim!
Existem diversas formas que o CSS utiliza para identificar em qual lugar ele deve aplicar um estilo especifico no HTML.
Essas formas são "chamadas" (invocadas) de maneira especificas no CSS.
Quando queremos "chamar" um Id, utilizamos a tralha(#) e o nome do id declarado lá no HTML.
Por exemplo: HTML =
texto
Se eu desejo chamar essa id no css eu chamaria ela por #a dessa forma:
CSS =
#a{
}
Da mesma forma se eu tiver usando uma classe, eu chamaria usando um ponto(.) e o nome da classe:
HTML =
texto
CSS =
.b{
}
Por essa razão no estudo se utiliza #id e .class quando vai se referir ao uso de id e classes no CSS, respectivamente.
Existem outras formas de "chamar" o css e existe um nível de hierarquia entre eles que os torna mais "fracos" ou mais "fortes", sendo que um estilo mais forte vai sobrescrever um mais fraco.
O #Id e o .class são exemplos dessas formas, e geralmente são bem utilizados.
Importante! Uma tag que tenha um #id e uma .class irá ter as características dos dois! Porém a caracteristica conflitante (repetida no #id e no .class) que prevalecerá será a do mais forte.
Exemplo:
texto colorido
#id a { color: red } .class b{ color: blue }
Esse texto teria a coloração vermelha!
Normalmente se utiliza o #id quando queremos que uma caracteristica seja utilizada de forma mais pontual e especifica. Já .class é utilizado de forma mais abrangente, pois como é mais fraco, caso precise sobrescrever uma caracteristica será possivel fazer usando uma #id!
Reforçando que existem outras formas de referenciar além do #id e do .class, como a escrita "inline" (na própria tag) (mais forte) e a referencia por tag (mais fraco).
Espero ter ajudado! Abraço e até a próxima!
Obrigado. Valeu.