Galera, sou um apicultor iniciante e também sou novato em programação, estou iniciando os cursos na Alura e estou meio perdido, estou em lógica de programação ainda, porém já estou tendo muitas ideias, biologia e programação são duas áreas muito relacionadas, após estudar apicultura e tentar ver de um jeito mais matemático você percebe que as abelhas são robôs muito bem construídos, boa parte do trabalho do apicultor é a previsão, você estuda os hábitos das abelhas para entender como o programa delas roda, então você cria situações para desencadear certas reações nas abelhas e manipula-las ao seu bel prazer.
Existem várias técnicas de manejo na hora de administrar uma colmeia, muitas coisas tem tempo certo, por exemplo, alimentar a cada 7 dias, contar o tempo certo até uma princesa nascer e se tornar uma rainha fecundada, existem muitas coisas mesmo. O que eu pensei foi em criar algo que me ajude na gestão dos enxames, algo que eu possa marcar cada colmeias e registrar tudo que eu fiz, algo que eu possa usar para treinar outras pessoas pra trabalharem pra mim, abelhas são robôs muito matemáticos, tudo é computável!!! E isso é algo que me fascina muito!
Mas o ponto que eu gostaria de chegar é saber em qual parte eu teria que me focar, criar algo assim é algo que eu possa desenvolver sozinho a longo prazo? Ou é algo que eu vou precisar pagar alguém pra me ajudar a desenvolver? Qual área eu deveria me focar para conseguir conquistar meus objetivos?