Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
8
respostas

Opinião ;)

Olá galera,

Antes de tudo, quero registrar a minha satisfação quanto a plataforma Alura e seus cursos. Sou fã da forma como vocês conduzem este projeto, e por isto registro aqui estas palavras. Sei que esta não é a via correta, mas mesmo assim gostaria de registrar minha insatisfação com o curso de Marketing Digital. Compreendo que o tema é abrangente, porém a abordagem do curso chega a fugir do escopo da tematica (ao trabalhar excessivamente elementos de projeto fugindo do tema Marketing Digital), quando por exemplo, deixa de tratar de assuntos como funil de vendas, produção de conteúdo multimídia e multicanais (post, vídeo, podcast, infográfico, etc) CTAs, SEO, links patrocinados, promoção de conteúdo via redes sociais, coisas extremamente básicas. Entendo que, se aprofundar sobre esses assuntos neste curso não seria apropriado, mas deixar de abordá-los superficialmente também crítico, na minha opinião.

Obrigado pela atenção,

Hildo Quetz

8 respostas

Hildo, vou encaminhar para o pessoal sua insatisfação para que possamos resolve-la.

A idéia é que você continue com total satisfação da plataforma e dos cursos.

Oi Hildo,

vários dos tópicos que você mencionou já existem na plataforma. Vou passar os links dos cursos:

SEO I: Rankeie bem no Google: https://cursos.alura.com.br/course/seo-parte-1

SEO II: Mais técnicas para rankeamento: https://cursos.alura.com.br/course/seo-parte-2

SEO III: Métricas e Relatórios SEO: https://cursos.alura.com.br/course/metricas-e-relatorios-seo

Email marketing: design do seu email: https://cursos.alura.com.br/course/e-mail-marketing

Marketing de Conteúdo: Uma introdução ao Marketing de valor: https://cursos.alura.com.br/course/marketing-de-conteudo-uma-introducao-ao-marketing-de-valor

Inbound marketing: Email marketing da segmentação ao AB: https://cursos.alura.com.br/course/inbound-marketing-introducao

Social Media Marketing: como fazer marketing nas redes sociais: https://cursos.alura.com.br/course/social-media-marketing

Estamos criando outros treinamentos por exemplo: Rede Display, Marketing com canais pagos e não pagos entre outros!

Espero ter ajudado!

Abs, Nico

solução!

Oi Hildo.

Sou Nicolas, o instructor que criou esse curso. Primeiro peço desculpa para sua insatisfação.

Vou tentar explicar para você como foi pensado esse curso e o ciclo de cursos de Marketing digital no Alura:

Estamos trabalhando em uma serie de cursos com temas diferentes e concordo com você que o Marketing digital é um tema bem maior do que aparece nesse curso.

Nomeamos esse curso "O primeiro passo antes de criar um site" para justamente limitar o escopo do curso para as pessoas que nunca foram em contato com o marketing digital. O objetivo do curso é ajudar as pessoas a dimensionar o projeto deles. Muitas pessoas criam um site da seguinte maneira: têm uma ideia, programam o site, colocam no ar e veem o que acontece. O problema desse caminho é que muitas pessoas ficam decepcionadas com o resultado mas não tinham tomado o tempo de definir as expectativas deles e nem um inicio de estratégia antes de começar esse projeto. O que queremos passar nesse cursos são justamente esses primeiros passos importantes para saber definir as expectativas e uma metodologia para pensar o site da melhor maneira possível para reduzir os riscos de decepção ou de concepção do site que não seria adequado ao objetivo real dos criadores.

Sobre o marketing digital em si, já desenvolvemos outros cursos sobre temas específicos: - Um curso é dedicado ao tema de medir os resultados do site. O objetivo é ajudar as pessoas a entender as informações mais importantes que conseguem encontrar numa ferramenta de monitoramento de site (ferramenta Site Centric) e que tipo de decisões eles podem tomar a partir dessas informações.

  • 2 cursos já saíram sobre o marketing dentro das redes sociais que deve ser tratado a parte porque é um universo diferente do mídia como conhecíamos até alguns anos atrás.

  • Já existe também cursos de Google Adwords, SEO e Email marketing que tratam da operacionalização desses canais e queremos reforçar esses cursos com outros para sempre aprofundar mais cada um dos temas.

Pode encontrar todos esses cursos nessa página: https://www.alura.com.br/cursos-online-business

  • Vão sair também nas próximas semanas 1 curso dedicado aos canais de marketing não pagos (acessos diretos, SEO e sites de referências) e 1 outro sobre os canais pagos (links patrocinados, Media display, Email Marketing, Afiliados e Retargeting). Esses cursos não tem o objetivo de ensinar como operacionalizar esses canais mas o foco fica de explicar como funciona cada canal e quando devemos decidir de trabalhar esse canal mais que um outro (onde focar seus esforços e seu investimento).

Para resumir, entendo sua frustração sobre esse curso. Parece que você esperava já encontrar um curso que iria tratar de tudo o marketing digital aqui. Mas como você mesmo descreveu, esse tema é imenso e preferimos dividir em diferentes cursos e passos para cada vez mais aprofundar o conhecimento dos alunos e ajudar as pessoas a ir de frente passo a passo sem ser perdido em uma etapa do caminho.

Se você quer nós passar o que espera encontrar nós próximos cursos, todas suas sugestões serão lidas por mim e a equipe e iremos fazer o melhor para satisfazer você e os outros alunos com os próximos cursos.

Contamos sempre com os retornos dos alunos para melhorar a experiência de vocês e responder melhor a suas expectativas, e para isso, agradeço já para esse feedback.

Abs,

Nicolas

Matheus e Nicolas,

Obrigado pela respostas. Reforço minha admiração com a plataforma e o conteúdo, e a atenção que vocês deram ao tópico só mostra o quanto vocês são comprometidos com a experiência do usuário.

Obrigado e um abraço,

Hildo Quetz

De nada Hildo, sempre que precisar não deixe de criar suas dúvidas.

Um abraço para você Hildo. E esperamos seus retornos para os próximos cursos.

Eu tinha achado o curso previsível, eu não tinha visto esse post antes de concluir o curso, realmente essa área é muito grande e ter dividido foi muito inteligente, gostei dos exemplos demonstrados no curso, já tive problemas de por exemplo "começar a construir a casa sem ter feito a planta".

Oi Rodrigo,

Fico feliz que você gostou dos exemplos. Teria amado você achar o curso menos previsível e ter ensinado mais coisas para você.

Espero que vai gostar dos outros cursos de marketing digital.

Abs,

Nicolas.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software