Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Operadores relacionais

Olá! Tenho certa dificuldade em relação à programação. E, no código, o professor coloca "for(int i = 0; i < 5; i++)". No entanto, se são 5 linhas que a matriz possui, o operador relacional não deveria ser "i <= 5?" Ou daria no mesmo? Desde já agradeço!

3 respostas
solução!

Olá Lidiane,

Essa parte pode parecer um pouco confusa mesmo mas é absolutamente normal ter esse tipo de dúvida.

Na linguagem C o zero conta como a primeira posição da matriz, ou seja, você que o for varre da primeira posição da matriz até a quinta da matriz, então você terá que começar em 0 (primeira posição da matriz) e terminar em 4 (quinta posição da matriz).

1º  2º  3º  4º  5º
0   1   2   3   4

Caso você coloque o for indo até a i<= 5, irá aparecer um erro, pois você tentou acessar uma posição inexistente na matriz, ou seja, a sexta posição.

Tenta lembrar assim, sempre a posição que você quer menos 1. Por exemplo:

quero a posição 1, ou seja, 0;
quero a posição 6, ou seja, 5;
quero a posição 100, ou seja, 99;

Claro, isso para C ou Java, algumas linguagens não começam com 0 e sim com 1 na primeira posição. Portanto, isso é algo que vai de linguagem para linguagem, basta saber o seguinte, qual posição eu quero, e saber onde inicia a leitura do vetor (ou matriz) se é em 0 ou em 1.

Espero ter ajudado

Ah, sim! Agora consegui compreender. Havia esquecido que a primeira posição começa em 0. Muito obrigada por esclarecer a minha dúvida, Joel!

Por nada, não se preocupe com essas dificuldades, no começo é assim mesmo, tudo novo.

Bons estudos