Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Operadores NOT, <> e !=

Qual seria a diferença na query ao utilizar '<>' , 'NOT' e '!=' ?!

select from compras where data <> '2016-05-05'; select from compras where NOT data = '2016-05-05'; select * from compras where NOT data != '2016-05-05';

4 respostas

Diego, o '<>' é a mesma coisa que o '!='

Já o 'NOT' é apenas para negar e leva apenas um operando ao contrário dos dois anteriores que escrevi que levam dois operandos.

O 'NOT' vem sempre antes do operando que ele pretende negar, como você fez no seu caso:

NOT data = '2016-05-05'

Entendido ?

Opa, eu acabei escrevendo errado ali a última opção.

Ok, entendido.

Mas, na prática, mudaria alguma coisa em termos de consumo de bytes ou no resultado final se optar por 'NOT data = $data' ou '<> $data' ??

Diego bom dia, a opçao NOT, geralmente usamos quando queremos referenciar a um campo not null, ou seja quando nao for null, <> é a mesma coisa que != ou seja diferente, tem varias formas de chegar em um resultado, em programação. E = é para comparação se é igual oque você deseja. NOT é nao, <> é diferente, e = é igual kkk. no seu select por exemplo, select FROM compras where data NOT null; resultado a sua compra não seja nula, select FROM compras where data = "2012/07/07"; sua data seja identica a oque você passou, e por fim, select * FROM compras where data <> "2012/07/07"; resultado que sua data se diferente do que você passou.

solução!

Diego, aparentemente nada em termos de consumo de bytes.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software