Olá, segui todos os passos do professor, até que no momento de usar a malha, além de o azul ficar um tanto forte demais, a opção de opacidade Multiplicar estava indisponível.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Olá, segui todos os passos do professor, até que no momento de usar a malha, além de o azul ficar um tanto forte demais, a opção de opacidade Multiplicar estava indisponível.
Alguém pra me dar uma luz?
Oi, Helryson, tudo bem? :)
Pelo que você disse, talvez a discrepância no azul tenha a ver com o valor hexadecimal da cor. O instrutor mostra a montagem dessa paleta no vídeo 1 da aula 4, e se não me engano, esse azul é o #009BDD. Esses valores estão batendo com os seus? Se sim, cheque o perfil de cor do documento em Edit > Color Settings, o sRGB IEC61966-2.1 costuma ser o utilizado, mas pode ser que que seu software esteja com outro selecionado.
Quanto à opção de opacidade que tá indisponível, pode ser algum bug de uma versão do software desatualizada. Se não for o caso e o seu estiver na última versão lançada, pode tirar um print da sua tela com as camadas aparecendo no momento desse erro e postar aqui? Pode me ajudar a entender :)
Realmente a opção não estava em sRGB IEC61966-2.1, porém mesmo depois de mudar o problema persistiu. Fiz então de outra maneira, que na verdade foi bem mais simples, não sei como não havia pensado nisso antes. Vou deixar a solução que encontrei aqui apenas para caso alguém também tenha o mesmo problema:
Ao invés de seguir os passos do professor de colorir a forma, usar a ferramenta malha, colocar a cor branca e logo depois modificar a opacidade. Eu apenas inverti o processo. Coloquei a cor azul, como no vídeo, e logo em seguida ja modifiquei a opacidade. Usei a ferramenta malha e coloquei o branco, e pronto, problema resolvido.
Não vou marcar como solução ainda, pois o caso de não conseguir colocar a opção Multiplicar persiste, vou deixar então o link do print como a Leticia pediu.