3
respostas

opção free para o aluno usar o console

Não uso cartão de crédito físico, e se tivesse , eu acho que o correto seria primeiro aprender a usar o console como aluna e depois experimentar a opção gratuita sem cartão

Matricule-se agora e aproveite até 50% OFF

O maior desconto do ano para você evoluir com a maior escola de tecnologia

QUERO APROVEITAR
3 respostas

Olá .
Essa questão é dificil mesmo.
Se você quer aprender a utilizar a Oracle Cloud Infrastructure (OCI) sem precisar inserir um cartão de crédito físico, há algumas opções para começar a aprender sem custos e sem precisar de um cartão.
Vou te passar algumas ideias:

1. Oracle Cloud Free Tier (Camada Gratuita)

A Oracle oferece uma camada gratuita da Oracle Cloud Infrastructure (OCI) que pode ser acessada sem a necessidade de um cartão de crédito, em certos casos. Ela permite usar alguns serviços gratuitamente, como máquinas virtuais e banco de dados, com limites específicos. Para isso, basta criar uma conta Oracle, mas no processo de cadastro, a Oracle oferece a opção de não inserir um cartão de crédito, principalmente se você estiver apenas acessando os serviços de forma educativa ou para teste.

Passos:

• Criação de Conta: Vá para o site da Oracle Cloud Oracle Cloud Free Tier e crie uma conta de usuário.
  • Escolher a Camada Gratuita: Durante o processo de criação da conta, procure pela opção de selecionar a camada gratuita sem a necessidade de colocar um cartão de crédito.
  • Explorar os Serviços Gratuitos: A camada gratuita oferece serviços como instâncias de computação, armazenamento e bancos de dados, e você pode usar esses recursos para aprender a trabalhar com a infraestrutura da nuvem.

2. Oracle Cloud Academy

A Oracle Academy oferece recursos educativos e cursos gratuitos sobre a Oracle Cloud, onde você pode aprender a trabalhar com a plataforma sem a necessidade de um cartão de crédito. A Oracle Academy oferece treinamentos específicos para iniciantes, onde você pode aprender sobre como configurar e gerenciar uma infraestrutura na nuvem.

• Acesse o Oracle Academy: Oracle Academy – Aqui, você pode acessar materiais, webinars e cursos online sobre a OCI.
  • Treinamento e Certificação: A Oracle também tem programas de certificação gratuitos ou com descontos para estudantes, o que pode ser uma boa forma de aprender.

3. Oracle Cloud para Estudantes

A Oracle tem parcerias com diversas universidades e programas de educação. Se você for estudante, pode obter acesso a créditos gratuitos na nuvem, sem precisar de um cartão de crédito físico.

• Verifique com a sua instituição de ensino: Algumas universidades têm acesso a créditos gratuitos na Oracle Cloud. Isso pode ser uma excelente oportunidade para você aprender sem custos.

4. Utilizar Simuladores ou Ambientes Virtuais

Além de usar a nuvem diretamente, há simuladores ou ambientes de treinamento virtuais que podem ser usados para aprender conceitos sem precisar de uma conta em nuvem real.

• Oracle Virtual Labs: Oracle oferece laboratórios virtuais que simulam o ambiente da nuvem e permitem que você execute configurações e aprenda sem ter que provisionar recursos reais na nuvem.

Dica Extra:

É sempre bom ficar atento às promoções ou eventos especiais de aprendizado online, como hackathons ou webinars da Oracle, onde você pode ganhar acesso a recursos gratuitos temporários.
Dessa forma, você pode começar a aprender sem se preocupar com cartão de crédito e obter o conhecimento que precisa para mais tarde aplicar em uma conta paga, caso decida.
Confere ai as opções e me envia um feedback.
Bons estudos.

Não me resolveu, achei complicado o acesso, o chat gpt me ofereceu a opção a Oracle APEX, vou tentar, me pareceu mais amigável e bem simples

Oi, Laura!
Mesmo utilizando um cartão, você ainda tem acesso a um limite gratuito para usar.
O importante é ter cuidado: desligue os recursos assim que terminar suas aulas ou exercícios, e acompanhe sempre sua conta e os recursos que a cloud oferece.
A plataforma é bastante intuitiva e sempre que precisar, não hesite em pedir ajuda.
A realidade pode ser dura às vezes, mas precisamos nos adaptar às demandas que o mercado impõe.
O básico todo mundo sabe, e ele raramente leva alguém a um novo patamar.
Para crescer na carreira, é preciso se desafiar, enfrentar o difícil, não ter medo de errar e perguntar sempre que tiver dúvidas.
O caminho mais fácil é o que a maioria escolhe e geralmente, ele não leva muito longe.
Fica a dica: a coragem de tentar faz toda a diferença.
Bons estudos e muito sucesso na sua jornada!