Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Onde uso Jquery e onde uso Javascript

Gostaria antes de tudo elogiar as excelentes aulas que fiz até agora. Todas claras e de altíssimo padrão nessa formação Front End Minha dúvida é simples. Já fiz um curso excelente de Javascript nessa formação. Logo em seguidas entrei em dois cursos de Jquery, que me assegurou que o uso de javascript não é adequado para lidar com os diversos navegadores, pois eles tem comportamentos inoportunos, ou seja, o que funciona em um pode não funcionar nos demais. Logo, o ideal é o uso da bibliotéca JQuery. Fiz os dois cursos de jquery, que são fantásticos e logo depois encontro esse novo curso de javascript avançado. Minha pergunta é obvia. Não foi dito que javascript deve ser substituído no uso dos navegadores, pelos motivos já citados? Então o que justifica esse novo curso de javascript avançado? Que de qualquer forma está sendo aplicado ao chrome que é um dos diversos navegadores. Qual o critério para se usar Jquery ou usar javascript, já que ambos fazem as mesmas coisas com códigos diferentes E porque essa disposição dos cursos JS JQ JQ JS ??

Muito Obrigado pela atenção

1 resposta
solução!

Oi Valmyr, tudo bem? Essa é uma ótima pergunta. Vamos por partes...

P - Por que os cursos estão nessa ordem? R - Pro uso comum do jQuery, você não precisa muito dos conceitos avançados de JavaScript, como uso de classes, padrões de projetos... Que você aprende nos cursos avançados.

P - Onde usar jQuery ou JS (Puro) ? R - Isso depende muito do cenário. Se sua aplicação não precisa dar suporte aos navegadores antigos como IE9, IE8, coisas assim, então quase que você pode ter certeza que não vai precisar do jQuery. Pode usar? Claro que sim! Precisa? Ai tem que avaliar.

O cenário pode ficar um pouco mais complicado quando você for avaliar os navegadores mobile.

Os navegadores estão ficando cada vez mais padronizados. O jQuery ainda tem uso, mas tem caído muito. Hoje em dia, ele é mais utilizado por facilitar o desenvolvimento do que para realmente servir de bengala de compatibilidade.

Mais isso não responde muito, certo? Qual é a boa prática aqui então? Analise o perfil de usuário da sua aplicação... Você consegue saber qual são os navegadores e dispositivos que acessam sua página muito facilmente usando um Analytics.

P - Por que um curso avançado de JS? R - Os cursos vieram por duas boas razões: as versões mais recentes do javascript incluíram funcionalidades bem legais que não tínhamos antes: Promises, Arrow Functions, Classes (novo jeito, já havia um), destructuring, rest operator, etc. E até o momento, não havia cursos que ensinassem padrões de projetos, organização de códigos mais complexos, acesso ao banco de dados do navegador, etc.

São técnicas que você pode levar pra outros ambientes, com Node. Entende? Faz sentido?