Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

Onde praticar?

atualmente estou em python para dados e gostaria de saber qual o melhor ambiente para praticar e se existe algum local onde eu possa achar exercicios para praticar meus aprendizados, isso é algo que seria mt util na comunidade e pro aprendizado.

1 resposta

Olá, Hiago, como vai?

Para praticar os conteúdos de Python, você pode utilizar algumas opções de ambiente. Uma delas é rodar notebooks localmente, utilizando o Jupyter Notebook ou o JupyterLab, o que também ajuda a se familiarizar com um ambiente mais próximo do que você encontrará em projetos de dados. Outra opção bem prática é o Google Colab, que funciona diretamente pelo navegador e permite executar seus códigos sem precisar configurar o Python e as bibliotecas no computador.

Sobre exercícios, além das atividades do próprio curso, vale bastante a pena conhecer a trilha Praticando Python. Ela é uma boa forma de reforçar os conceitos estudados por meio de diferentes desafios. Também recomendo pegar os exercícios apresentados durante o curso e tentar modificá-los, alterando valores, criando novas condições ou adaptando as funções para outros cenários. Esse tipo de prática ajuda bastante a desenvolver autonomia na programação.

Quando quiser avançar para uma prática mais voltada para dados reais, o Kaggle é uma ótima alternativa, pois oferece conjuntos de dados que permitem aplicar Python, Pandas e outras ferramentas de análise de dados.

Na sua opinião, qual tipo de exercício seria mais útil para você neste momento: desafios de lógica ou problemas mais próximos de situações reais envolvendo dados?

Bons estudos, Hiago. O fórum está à disposição para ajudar durante sua jornada.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!