atualmente estou em python para dados e gostaria de saber qual o melhor ambiente para praticar e se existe algum local onde eu possa achar exercicios para praticar meus aprendizados, isso é algo que seria mt util na comunidade e pro aprendizado.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
atualmente estou em python para dados e gostaria de saber qual o melhor ambiente para praticar e se existe algum local onde eu possa achar exercicios para praticar meus aprendizados, isso é algo que seria mt util na comunidade e pro aprendizado.
Olá, Hiago, como vai?
Para praticar os conteúdos de Python, você pode utilizar algumas opções de ambiente. Uma delas é rodar notebooks localmente, utilizando o Jupyter Notebook ou o JupyterLab, o que também ajuda a se familiarizar com um ambiente mais próximo do que você encontrará em projetos de dados. Outra opção bem prática é o Google Colab, que funciona diretamente pelo navegador e permite executar seus códigos sem precisar configurar o Python e as bibliotecas no computador.
Sobre exercícios, além das atividades do próprio curso, vale bastante a pena conhecer a trilha Praticando Python. Ela é uma boa forma de reforçar os conceitos estudados por meio de diferentes desafios. Também recomendo pegar os exercícios apresentados durante o curso e tentar modificá-los, alterando valores, criando novas condições ou adaptando as funções para outros cenários. Esse tipo de prática ajuda bastante a desenvolver autonomia na programação.
Quando quiser avançar para uma prática mais voltada para dados reais, o Kaggle é uma ótima alternativa, pois oferece conjuntos de dados que permitem aplicar Python, Pandas e outras ferramentas de análise de dados.
Na sua opinião, qual tipo de exercício seria mais útil para você neste momento: desafios de lógica ou problemas mais próximos de situações reais envolvendo dados?
Bons estudos, Hiago. O fórum está à disposição para ajudar durante sua jornada.