3
respostas

Onde posso atuar com gestão ágil além da TI?

Olá, tudo bem? Eu atuo como tradutor há mais de 09 anos e recentemente decidi fazer uma migracao de carreira e me preparar para o mercado de Business Agility como foco em metodologia Scrum. No entendo como foi abordado nessa primeira parte do curso, o Scrum nasceu de uma necessidade da área da tecnologia e do mercado de desenvolvimento de softwares. Tenho pesquisado bastante sobre a área de TI e não consigo projetar minha carreira dentro dessa área. Minha dúvida é, além das área de TI onde mais posso obter uma colocação que possa praticar todos os conhecimentos de agilidade que pretendo adquirir dentro da formação de Gestão e Desenvolvimento da Alura? E ainda, é possível trabalhar com Gestão ágil na área de TI sem ter conhecimento em programação, front-end, DevOps, etc, etc? Obrigado.

3 respostas

Eduardo,

Já tinha ouvido falar sobre SCRUM fora da T.I., mas não sabia... pesquisei na teia e achei alguns links, talvez você goste:


SCRUM: a agilidade fora de TI

3 de nov. de 2022

Bruna Fonseca

https://www.brunafonseca.pro.br/post/scrum-a-agilidade-fora-de-ti


Scrum Master fora da TI? - Oportunidades e como consegui-las

Transmitido ao vivo em 22 de abr. de 2021

MindMaster

https://www.youtube.com/live/Zr7Zib1w_40?feature=share


Scrum em restaurante: agilidade fora de TI

29/10/21 - 7 minutos de leitura

https://k21.global/br/blog/scrum-em-restaurante-agilidade-fora-de-ti


Metodologia Ágil fora da TI

Tenha uma certificação ágil fora do mercado de TI que traga significado para seu trabalho e impulsione sua carreira.

https://www.udemy.com/course/metodologia-agil-fora-da-ti/


[]'s,

Fabio I.

Fábio, muito boa tarde! Primeiramente, muitíssimo obrigado pelos links, sem dúvida, poderei me aprofundar nas áreas de atuação de um gestor de projetos ágil em outros cenários. Meu maior foco é poder atuar na área da gestão podendo agregar o conhecimentos em idiomas que tenho por conta da longa carreira na área de tradução dentro de um outro segmento que é a gestão de pessoas, atuando talvez como um mediador ou mesmo tradutor em uma equipe. Gosto muito das ciências humanas, por isso acredito que não conseguiria me especializar em alguma vertente da T.I a priori, para depois me tornar um gestor dentro de um projeto entende? Até cheguei a ver alguns cursos de DevOps, mas programação realmente não me atrai. Mais uma vez, muito obrigado pela atenção e dedicação em me auxiliar.

Olá Eduardo

É possível sim atuar na área de TI, mesmo sem ter formação ou conhecimento técnico específico. Já tive a oportunidade de trabalhar com diversos profissionais que possuíam formações diversas, como Contabilidade, Psicologia, entre outras.

Uma dica que eu sigiro é que você busque entender as subdivisões existentes na área de TI, adquira o conhecimento mínimo, fundamentos básicos, se familiarize com os principais conceitos e terminologias utilizados em TI, pois ajudará na comunicação, e permitirá que você se torne um gestor-líder que não fique perdido em reuniões ou projetos.

Desejo a você bons estudos ! Abs Eric Renato

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software