Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Onde o linux se encaixa na formação ?

Olá, estou fazendo esse curso pela formação de iniciante em programação, e até agora não entendi muito bem como funciona o linux, para que vou usa-lo, e se ao baixar o sistema do site da ubuntu, o sistema operacional do meu computador vai ser trocado, no caso de windows para o linux, e se é possivel alternar entre os dois sistemas, pois não pretendo manter o linux como sistema operacional padrão.

1 resposta
solução!

Olá, Rafael. Tudo bem?

Os sistemas operacionais baseados em Linux são sistemas operacionais assim como o Windows. Você pode utilizar o Linux para quase tudo que um Windows é capaz de fazer, tanto para usos do dia a dia quanto para usos em empresas, servidores etc.

Na sua carreira na área de tecnologia, pode ser que você não precise usar um Linux, mas é bem provável que precise, pois ele é o sistema operacional mais utilizado para servidores. Se você desenvolve uma aplicação, provavelmente ela será coloca para rodar em um sistema com Linux, então é importante que você conheça. Se as aplicações que você desenvolve serão colocar para rodar num Linux, então talvez seja mais apropriado que você utilize o mesmo sistema para desenvolver e testar.

No entanto, você pode usar seu Windows para desenvolver, já que há soluções como Containers e Virtualização que permitem que você possa utilizar os recursos do Linux sem precisar instalar na sua máquina. Temos aqui a na plataforma curso de Docker, que é um tipo do container, neste link e curso de Vagrant, que é uma forma de usar virtualização, neste link.

Se você fizer o download do Ubuntu, nada será alterado, pois é apenas o download da imagem de instalação. Você pode tanto instalar ela na sua máquina quanto usar virtualização. Você pode encontrar um tutorial para usar o Ubuntu com o VirtualBox neste link, assim você pode estudar Linux sem precisar trocar o sistema operacional do seu computador.

Espero ter ajudado.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software