Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Onde fica o documento de visão

Olá Alura, O curso foi excelente e bem didático, mas Na faculdade eu aprendi que antes das sprints temos um processo chamado visão do produto onde é elaborado o documento de visão e durante o curso não vi nenhuma menção a essa parte, então gostaria de saber se essa parte foi removida do framework ou será ensinada em outro curso, não entendi o ínicio do processo, como é esse documento de visão? Ele faz parte não faz? Que versão do scrum guide foi utilizada no curso ?

3 respostas

Caro Maison,

Obrigado pela sua postagem e feedbacks!

O documento de visão propriamente dito é um artefato semelhante ao que nós temos em métodos tradicionais com a descrição dos requisitos gerais, incluíndo além de funcionalidades, aspectos de infraestrutura, implantação e operação do sistema.

Na prática , o documento de visão é incorporado ao framework ágil quando na ocasião da priorização das histórias dos usuários o dono do produto começa a "validar" a existência destes requisitos na forma de histórias de usuários e aí começa a rodar o ciclo de desenvolvimento de uma sprint.

Portanto, em termos ágeis não é "mandatório" termos este artefato "físico", pois o conteúdo essencial dele considerando o papel do dono do produto naturalmente deve ser coberto no backlog do produto.

O curso foi desenvolvimento sob influência do scrumguide16, mas sem perder este viés de flexibilidade e aplicação do mesmo na prática e com isto, volta e meia nestas interações em fóruns e na revisão de alguns exercícios ou conteúdo escrito fazemos atualizações considerando a realidade da aplicação do mesmo nos dias atuais!

Também te enviamos o link de um artigo com o que mudou no guide da versão 16 para a 17.

http://blog.adaptworks.com.br/2017/11/mudancas-para-o-scrum/

Bons estudos!

Oi Fernando obrigado por responder, já me ajudou bastante a entender mas ainda restam algumas dúvidas, estou participando de um projeto de graduação onde atuo como Scrum master dirigindo 3 times e o P.O que é a professora estipulou que a primeira entrega seria o documento de visão, então me propus a estudar o scrum, quando não achei qualquer menção a ele dentro do framework achei que ele tinha sido retirado, que tenha existido em outra hora e não existe mais atualmente, só que pelo que você me informou ele é incorporado de modelos tradicionais a metodologias agéis, blz.

Só que a primeira entrega do time seria o documento de visão, antes de iniciar a primeira sprint então buguei porque aprendi tudo sobre o scrum mas não sei como fazer isso, então reportei pro P.O que isso deveria ser uma atribuição dela, fiz errado?

Outras entregas seriam o product backlog e um cronograma de entregas, então juguei que eu como scrum master só posso conseguir trabalhar quando eu tiver o documento de visão e o product backlog do P.o e, não que eu tenha que fazer essa parte do processo, como anteriormente havia sido acordado.

Obrigado pelo seu tempo.

solução!

Caro Maison,

Obrigado pela sua postagem e compartilhamento da dinâmica exercitando um pouco a prática de aplicação do método ágil!

Perfeito o seu posicionamento no papel de Scrum Master e questionamento a P.O. sobre quem define os requisitos normalmente contidos no Documento Visão.

Na prática, é bem comum encontrarmos este tipo de coisa em que o P.O. pede para começarmos o trabalhar sem passar em detalhes do que precisa ser feito. Aí cabe ao Scrum Master dar um "estímulo" ao P.O. que normalmente é alguém que conhece muito do negócio mas pouco de metodologia de gestão.

Neste sentido, além de reportar o ocorrido como você fez, o ideal é que você busque uma interação mais aprofundada com o P.O. para começar a extrair estes requisitos e os transformar em pontos de histórias de usuários mais a frente.

Sendo assim, o que recomendaríamos a você seria de posse do entendimento de algumas informações chave fazer uma interação com o P.O. para começar a coletar requisitos e informações para ter massa crítica para o backlog ser aberto e priorizado.

Para tal, no sentido de te ajudar a visualizar o conteúdo do artefato (documento de visão), que a sua P.O mencionou, dê por favor, uma olhada no arquivo contido no anexo da tarefa a seguir de um curso nosso de Gestão de Qualidade de Software (o qual depois te convido a cursar na íntegra)

https://cursos.alura.com.br/course/gerenciamento-qualidade-software-documento-mds/task/58168

Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software