Eu não compreendi como chegar ao código correto das cores
Eu não compreendi como chegar ao código correto das cores
Boa tarde, Maria.
Pode especificar um pouquinho mais sua dúvida? Você quer saber onde encontrar o código hexadecimal referente a tal cor?
Olá Maria.
Bem... deixe ver se entendi. Você não entendeu como chegar na resposta relativa à cor #35AF18.
Se for isto, ja deve ter visto em aulas anteriores que o primeiro par é relativo à quantidade de vermelho (R - red); o segundo par relativo ao verde (G - green) e o terceiro relativo ao azul (B - blue).
Por eliminação, conseguiria chegar na letra A. Que é um tom esverdeado, a pessoa tem que ter muita experiencia para saber de cabeça. Porém você pode (e eu faço assim) colocar o código em qualquer quadro de cores; seja de photoshop, ilustrator ou até mesmo na web existem sites que você pode achar a cor.
Ja vou te passar um que além de achar a cor, você consegue uma boa correlação entre elas para criar uma boa paleta de cores: https://color.adobe.com/
Espero que tenha lhe elucidado.
Abraço
Obrigada
Somente a titulo de curiosidade: nem todas as cores na tabela citada funcionam. Muitas delas sim, mas nem todas. Sendo assim, é recomendável não usar seu nome mas sim o código hexa.
Abraço
Olá Maria! Não é como Leonardo Pacheco te disse que você deve ser muito experiente. Após algumas horas quebrando a cabeça para entender, comecei a ver a lógica como ocorre. Abaixo, disponibilizo a minha própria anotação de estudo sobre o assunto. Se eu estiver errada em algum ponto, por favor, me corrijam. Aí vai:
PROPRIEDADE "COLOR" OU "...-COLOR"
São aceitas 4 maneiras de se escrever um valor para cores no CSS, que são:
1- cores nomeadas, por ex, "aqua" 2- cores Hex, por ex, #00FFFF ou #0FF 3- cores RGB e RGBa, por ex, rgb(0, 255, 255) e rgba(0, 255, 255, .5) 4- cores HSL e HSLa, por ex, hsl(180, 100%, 50%) e hsla(180, 100%, 50%, .5)
Aprofundando-se sobre as cores HEX e RGB...
As cores Hex são representadas pela serquilha (#) na frente dos caracteres. Se utilizam do sistema de notação hexadecimal da qual cada par de caracter (ex, #FFFFFF -> FF FF FF) equivale aos números decimais do RGB (Red 255, Green 255, Blue 255), respectivamente.
No RGB (decimal)...
0 é o valor mínimo 255 é o valor máximo
No HEX (hexadecimal)...
0 é o valor mínimo F é o valor máximo
Ou seja,...
0 em decimal equivale à 0 em hexadecimal 1 em decimal equivale à 1 em hexadecimal 9 em decimal equivale à 9 em hexadecimal 10 em decimal equivale à A em hexadecimal 15 em decimal equivale à F em hexadecimal 16 em decimal equivale à 10 em hexadecimal 32 em decimal equivale à 20 em hexadecimal 160 em decimal equivale à A0 em hexadecimal 255 em decimal equivale à FF em hexadecimal
Pois, como se sabe, os hexadecimais se utilizam de uma base de 16 algarismos: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, A, B, C, D, E e F
A cada 16 números decimais se avança na notação hexadecimal em direção à cor com mais luz que, num geral, se identifica um maior destaque na cor a dupla de caracteres que combina 2 letras ou números altos, 80 pra cima, ou letra seguida de número. Por ex, a cor #35AF18 (Red 35, Green AF, Blue 18) mostra que se trata de um verde escuro por existir maior predominância de luz no verde, já o escuro do verde se mostra através dos tons baixos de cor no Red e no Blue.
Na notação hexadecimal também é possível economizar código, compactando a cor para 16 níveis de cor, somente. Por ex, no lugar de #882244, pode-se ter a sintaxe reduzida para #824, bem como #FFFFFF para #FFF, e assim por diante.
Ainda continuo achando que para "decorar" os códigos é necessário uma certa "repetição prática". Isto não incorre dizer que não se aprende no curso dela ou que isto é algo que demande eras.