Os RF e RNF devem ser descritos como historias e colocados no back log também ?
Os RF e RNF devem ser descritos como historias e colocados no back log também ?
Olá Tiago,
na verdade uma história será algo que engloba um RF e uma RNF. As histórias do scrum são pedidos de itens de valor para o projeto que se está desenvolvendo e contém três informações importantes:
por que é importante que o sistema tenha essa funcionalidade;
que tipo de usuário se beneficia mais com essa funcionalidade;
objetivamente, o que se quer que o software faça.
Um exemplo de história, por exemplo, seria:
PAGAMENTO EM BOLETO
Para... que eu consiga comprar produtos nessa loja
Como... comprador que não tem cartão de crédito
Quero... que o sistema dê suporte ao pagamento em boleto
Note como a história é bem mais alto nível, estamos na verdade escrevendo o valor que queremos entregar para o cliente/usuário.
Até por isso na planning o time quebra a história em tarefas, partes menores que ai sim já começam a falar um linguajar técnico, como quais são as funcionalidades que tem que ser implementadas para concluir esta história como um todo.
Quanto as RNF, como um dos princípios ágeis é a da excelência técnica, parte-se do pressuposto que o código feito pelo time sempre buscará por qualidade técnica. Então é algo que deveria já ser parte do dia a dia dos desenvolvedores levarem isso em consideração o tempo todo.
Caso exista alguma dívida técnica, geralmente podemos adicionar uma história que será referente a alguma melhoria mais técnica/RNF, mas no card em si tentando traduzir isso do ponto de vista de negócio. Qual o impacto/valor que essa melhoria técnica trará também para o usuário.