0
respostas

OLED Amarelo e Azul - Problema com a declaração de altura

Boa noite, estou fazendo o curso do professor Ricardo e estou achando incrível, IoT é um assunto que me interessa muito mas sou entusiasta nesta área.

Faz umas 3 semanas que estou tentando resolver um problema com meu NodeMCU + OLED, e parece que agora consegui (ufa!) e gostaria de deixar registrado para futurxs alunxs que estejam passando por essa questão.

O PROBLEMA : Comprei o display OLED de duas cores (não o monocromático) e quando embarcava o código dado em aula, ele aparecia as palavras "Temperatura" e "Umidade" mas o restante da telinha ficava um chuvisco. Todas as tentativas feitas com o display e arduino UNO funcionaram perfeitamente, com isso constatei que o problema não era na tela e sim alguma coisa entre NodeMCU e OLED.

A RESOLUÇÃO : precisei declarar as dimensões do display no código, além de colocar um "&Wire" na propriedade display.

Vou deixar abaixo os ajustes que fiz no código para conseguir imprimir as informações corretamente, segue: Código do professor >>

// --- DISPLAY ---
#include <Adafruit_SSD1306.h>
#define OLED_RESET LED_BUILTIN
Adafruit_SSD1306 display(OLED_RESET);

Código com meus ajustes >>

// --- DISPLAY ---
#include <Adafruit_SSD1306.h>

#define SCREEN_WIDTH 128 //Defini a largura
#define SCREEN_HEIGHT 64 //Defini a altura
#define OLED_RESET LED_BUILTIN
Adafruit_SSD1306 display(SCREEN_WIDTH, SCREEN_HEIGHT, &Wire, OLED_RESET); //Inclui as dimensoes

Obs.1: Como disse anteriormente sou curioso e entusiasta em desenvolvimento e IoT se tiver escrito alguma coisa errada ou que cause dúvidas podem me corrigir, isso me ajuda a aprender mais. Espero que ajude outrxs alunxs ;)

Obs.2: Como olhei outro código e fui fazendo algumas tentativas, se eu tirar o "&Wire" o código não funciona, mas no código que me basiei, ele declara a biblioteca #include <Wire.h> mas no meu não coloquei e funcionou. Devo declarar essa biblioteca tb? Outra dúvida para que serve esse "&Wire" ele chama a biblioteca no meio do código?

Obs.3: Se meu post fizer sentido, poderiam gravar uma aula extra informando essa possibilidade. Pois pelo o que pude entender essa aula foi gravada em meados de 2018, e as bibliotecas sofrem atualização, não sei se isso chega a interferir.

Mas enfim, estou curtindo muito. Parabéns aos envolvidos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software