3
respostas

OLAP e Tabelas Dinâmicas do Excel

Professor,

Qual a relação entre ambos ?

3 respostas

Olá professor,

qual a relação entre ambos, na prática ?

Obrigado.

Marcelo

As tabelas dinâmicas são baseadas em uma lista de registros contidas em uma ou mais planilhas de Excel e são limitadas ao tamanho permitido pelo próprio Excel. Os OLAPs são baseados em bancos de dados que estão armazenados fora do Excel. O volume de dados contidos no OLAP é muito maior que o suportado pela tabela dinâmica.

Outro ponto importante é a confiabilidade da informação. A tabela dinâmica é baseada em dados que estão "na sua planilha". Esta informação é gerada e mantida por você e não tem nenhuma regra de negócio corporativa. Em resumo: A informação gerencial vinda de uma planilha não é confiável porque pode ser alterada. Já de OLAPs corporativos a informação vem de um DW que você não tem gerencia. A informação contida é oficial gerada por processos corporativos.

Em termos de visualização a tabela dinâmica fica limitada a ser visualizada somente pelo EXCEL. Já o OLAP pode ser visualizado por qualquer plataforma externa: Aplicativos de relatórios, de dashboard, acesso via programação, etc..

Att

Victorino.

Olá Victorino,

Obrigado pela clara explanação. Entendi o que diz respeito à fonte e a escala da informação. Mas, no que diz respeito à forma como os dados são tratados dentro do Excel, qual seja em forma pivotada, com múltiplos eixos, tanto OLAP quanto Tabelas Dinâmicas funcionam igual ?

Obrigado desde já.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software