Estou retomando uma carreira na área de programação, após muitos anos inativo. Tenho 49 anos e programei em COBOL mainframe durante 5 anos, na década de 80, era um compilador muito robusto e confiável, utilizado até hoje em diversas instituições financeiras. Logo a diante transitei por FORTAN, CLIPPER,, DBASE, VBA Access e Excel, entre outros. Só que a vida me guiou para o mercado financeiro e gestão financeira e contábil , me formei em Ciências Contábeis PUC-RS, pós em Finanças pela FGV, e constitui uma carreira ininterrupta nesta área por quase 30 anos. Mas, nunca deixei os sistemas de lado. Paralelamente, fiz alguns bons códigos, para empresas de pequeno e médio porte (locadoras, materiais de escritório, factoring, financeiras, laboratório de análises clínics, etc.), alguns que funcionam sem manutenção até hoje, por incrível que pareça. Estou "ressurgindo das cinzas" agora, e optei por JAVA, por ser uma linguagem bem abrangente, a meu ver, e bem flexível em diversas plataformas. APÓS ESTE DISCURSO INICIAL, gostaria da opinião dos colegas, quando ao caminho a trilhar. Sendo que meu foco é desenvolver códigos em JAVA para empresas de pequeno e médio porte, nas áreas financeiras, contábeis e de gestão, com muito banco de dados e análises gerencias e estratégicas. Gostaria de desenvolver em desktop inicialmente, mas transitar para WEB assim que tiver confiança. Iniciei no CURSO JAVA PRIMEIROS PASSOS, para não pular nenhuma etapa, apesar de já ter visto JAVA anteriormente, mas nunca desenvolvido de fato. E lógica de programação não me falta. POIS PROGRAMEI "NA MÃO" POR DIVERSOS ANOS, NO TEMPO DOS DINOSSAUROS.. "UM FRATERNO ABRAÇO EM TODOS"