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Solucionado
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OLÁ. NÃO PRECISOU ESCREVER TELA.ONMOUSEUP OU TELA.ONMOSEDOWN PARA FAZEER FUNCIONAR O CÓDIGO.

OLÁ,

NÃO PRECISOU ESCREVER "TELA.ONMOUSEUP" OU "TELA.ONMOSEDOWN" PARA FAZEER FUNCIONAR O CÓDIGO.

PORQUE?

OBRIGADO

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>
    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');

    pincel.fillStyle = 'grey';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    var desenha = false;

    function desenhaCirculo(evento) {
        if(desenha){
            var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
            var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
            pincel.fillStyle = 'blue';
            pincel.beginPath();
            pincel.arc(x, y, 10, 0, 2 * 3.14);
            pincel.fill();
            console.log(x + ',' + y);
        }
    }


    function apertaMouse() {
        desenha = true;
    }

    function soltaMouse() {
        desenha = false;
    }

    onmousedown = apertaMouse;

    onmouseup = soltaMouse;

    onmousemove = desenhaCirculo;


</script>
1 resposta
solução!

Lofeudo, boa tarde!

Isso ocorre pois ele está sendo executado mesmo fora do canvas, a pintura só não está aparecendo pois só dá desenhar dentro da tela do canvas. Ele está sempre executando o comando onmouseup e onmousedown.

Espero ter ajudado e bons estudos!