OLÁ,
NÃO PRECISOU ESCREVER "TELA.ONMOUSEUP" OU "TELA.ONMOSEDOWN" PARA FAZEER FUNCIONAR O CÓDIGO.
PORQUE?
OBRIGADO
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'grey';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
var desenha = false;
function desenhaCirculo(evento) {
if(desenha){
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
pincel.fillStyle = 'blue';
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, 10, 0, 2 * 3.14);
pincel.fill();
console.log(x + ',' + y);
}
}
function apertaMouse() {
desenha = true;
}
function soltaMouse() {
desenha = false;
}
onmousedown = apertaMouse;
onmouseup = soltaMouse;
onmousemove = desenhaCirculo;
</script>