Oi, estou com problemas com o comando strftime("%Y"... no sqllite, botei ate o codigo do professor e não funciona eu aprendi em um lugar que pode ser a região do meu pc, mas será que é isso mesmo, se sim como muda
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Oi, estou com problemas com o comando strftime("%Y"... no sqllite, botei ate o codigo do professor e não funciona eu aprendi em um lugar que pode ser a região do meu pc, mas será que é isso mesmo, se sim como muda
Olá, Eduardo, como vai? Espero que esteja tudo bem contigo.
Para te auxiliar de forma mais eficaz, seria possível você fornecer mais detalhes sobre a questão que está enfrentando? Seria ótimo se pudesse compartilhar o seu código juntamente com o erro que está sendo apresentado. Desta forma, poderemos identificar com maior precisão a causa do problema.
Ficarei no aguardo.
SELECT strftime("%Y", data_venda) AS Ano, COUNT(id_venda) as Total_Vendas
FROM vendas
GROUP BY Ano
ORDER BY Ano;
Help: SQLITE_ERROR: sqlite3 result code 1: no such column: %Y
Table - [vendas] column: id_venda, data_venda, total_venda, cliente_id
ele não aceita esse "%Y", ja troquei tudo ja rodei apenas a parte de cima e nada, eu li uma vez, não lembro onde que a região que encontra o nome e os horarios de data e ano, muda a sigla quando vai botar no programa!
Oi Eduardo, tudo bem?
Desde já peço desculpas pela demora em obter um retorno.
Fiz os testes e não obtive erro.
SELECT
strftime('%Y', data_venda) AS Ano,
COUNT(id_venda) AS Total_Vendas
FROM vendas
GROUP BY Ano
ORDER BY Ano;
Verifique se há algum erro de digitação, você pode me enviar o print do código com o erro. Além disso, peço que teste o código que compartilhei.
Espero ter ajudado.
Abraços e bons estudos!
Eduardo, Monalisa.
Mais pessoas (inclusive eu) tiveram esse problema também, engraçado que no curso aborda o uso de "m%" para mês e esse funciona direitinho. Não parece ser erro na consulta, pois eu fiz diversas revisões e cheguei a replicar caractere por caractere o exemplo do professor e não rolou;
Nesse tópico tem uma solução que eu acabei encontrando usando SUBSTR. https://cursos.alura.com.br/forum/topico-estou-com-problemas-com-o-comando-strftime-408656