Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
20
respostas

OFF TOPIC - Novo site Alura: opiniões dos alunos.

​​Olá! Sou Karina Monteiro, Designer Digital focada em Usabilidade​ e design de interfaces​, e aluna do Alura​ =)​

Sobre o site novo, visualmente ficou muito boa a nova interface, mas algumas coisas chatas me chamaram a atenção e fiquei em dúvida se vocês fizeram testes com usuários antes de implantar​ a​ atualização. Sei que foi implantado a pouco tempo e provavelmente ainda estão trabalhando para arrumar eventuais errinhos, por isso mesmo achei bom dedicar um tempinho para dar minha visão, e postar aqui PARA COLETAR OPINIÕES DOS ALUNOS.

Reparei que coisas sem muita importância estão recebendo destaque demais (como o ranking) enquanto as importantes estão escondidas (cursos já abertos, explicação textual, etc). O que mais me ​"​incomodou​"​:

  1. ONDE ESTÃO MEUS CURSOS EM ABERTO? Eu abri 4 cursos ao mesmo tempo (e ficava transitando entre eles dependendo das minhas necessidades no momento), e antes estes cursos ficavam lindamente posicionados na minha página inicial. Mas onde estão agora!? Na dashboard mostra o último que fiz e a lista completa de toooodas as trilhas, apenas. Qual o foco principal do aluno quando entra na página Alura? Fazer os cursos. Então a primeira coisa que os alunos querem ver é o botão MEUS CURSOS, ou então já mostrar os cursos abertos como era antes. O resto tem foco secundário.

  2. FALANDO EM DASHBOARD... O primeiro impacto que tive ao ver a nova página​ (que apareceu pra mim como meu perfil de usuário, pois a guia do meu browser já estava aberta com esta página, rs) foi: Cadê as minhas trilhas!? Cliquei no meu nome, depois cliquei em comunidades (pq era a única coisa com cara de botão), depois cliquei na barra de XP, só então cliquei no logo da Alura e vi que agora era ali a Dashboard. Ou seja, não está intuitivo para encontrar uma opção primária da Alura, que são os cursos.

  3. A EXPLICAÇÃO TEXTUAL DA AULA PASSOU PARA O MENU ESQUERDO, MAS... Qual o sentido de termos a explicação textual num menu que, ao avançarmos clicando em "começar exercícios", o sistema a pula? Se para acessar a explicação é somente clicando no "botão" Explicação, então ela não faz parte do fluxo dos exercícios e não deve aparecer na lista aparentando que passaremos por ela ao avançar clicando em "começar exercícios". Antes a explicação ficava abaixo do vídeo acessada num botão centralizado. Ainda não era o ideal, mas era melhor do que "escondê-la" no menu do fluxo de exercícios (E particularmente mostrar o texto junto ao video eu achava mais prático, mas aí é só opinião, rs).

  4. AINDA SOBRE O MENU ESQUERDO DA AULA... Na versão Desktop o menu aparece posicionado como superior esquerdo. Na versão Mobile aparece um ícone sanduíche no canto inferior direito... Não sei se basearam-se no material design com o botãozinho redondo nessa posição, mas está muito discrepante do menu desktop. O usuário procura pelo menu próximo da onde ele costumava vê-lo na versão desktop e vice-versa.

  5. ​​POSTAR DÚVIDA NO FÓRUM​ SOBRE COMO ​​POSTAR DÚVIDA NO FÓRUM​... rs Para eu postar uma dúvida é preciso abrir as trilhas, escolher um curso, rolar até o rodapé da página, e clicar em postar uma dúvida. Se por acaso eu clicar em "Fórum" no menu principal, ou em "Fórum do curso" a opção "postar d​ú​vida" some.​ E ao clicar em filtrar o menu não some ao clicar fora ou apertar ESC.

  6. ERRO NA CONCLUSÃO DO CURSO​:​ Pode ser um caso isolado mas, eu havia acabado de abrir o curso "Introdução aos Métodos Ágeis" na plataforma antiga. Quando o acessei pela segunda vez, na plataforma nova, ao voltar para a Dashboard ele estava constando como concluído, com apenas 5% de progresso...​ ¯_(ツ)_/¯​

Por enquanto é isso. Fiz esta análise de coração aberto por considerar a Alura uma ótima plataforma de cursos que tem tudo para ser referência em e-learning. Talvez ter uma boa equipe de UX designers, fazer mais testes com usuários e pesquisar diversos outros tipos de plataformas de e-learning para referencia do que fazer (ou não fazer), seja o que falta para preencher as lacunas da plataforma.

E vocês? O que têm a acrescentar ou discordar?

Abraços!

20 respostas

1-Tem que acresentar uma opção de editar uma mensagem que você já tenha enviado aqui no fórum. 2- Essa caixa onde o usuário tem que escrever o que acha, na minha opinião tinha que ter mais recursos e ter mais usabilidade, porque durante o curso que eu estava fazendo, eu vi muitas respostas dos usuários desajustadas... principalmente quando tem que colocar códigos. 3-Opção de mudar de foto ou se tiver, eu não sei aonde fica(alguém me informe, por favor).

Oi Alison,

Quanto a foto de perfil dá pra trocar, mas não é aqui no site Alura. A plataforma usa o sistema Gravatar >https://br.gravatar.com/< para os perfis dos usuários (quem tem um site em wordpress já deve estar familiarizado). Entre no site para entender melhor como o Gravatar funciona ;)

Obrigado Karina! Consegui alterar a foto :)

Como vocês conseguiram accessar a explicação textual da aula? Não estou achando em nenhum lugar. Muito obrigado!

Oi Naua! A explicação textual está escondidinha no menu esquerdo, junto aos exercícios, sempre depois do vídeo. Segue print: http://abre.ai/Ej3

Vale lembrar que nem todas as aulas têm disponível a explicação textual ;)

Up,

Algum funcionário da Alura poderia dar um feedback neste post?

Aguardando....

Eu gostei da nova plataforma, entretanto, enviei o meu feedback em relação aos cursos em aberto. A nova plataforma não te da a visibilidade necessária dos cursos em aberto.

Sim Felipe, acho que este é o principal "problema" agora. Ah, eu só vou marcar este tópico como resolvido quando alguém da Alura se manifestar por aqui. Abs

Karina muito obrigado

Karina, seria mais eficiente pegar o link do tópico e enviar um E-mail para o contato do Alura. Eles veriam o tópico mais rápido, porquê até então esse tópico é como qualquer outro!

Como o Felipe falou, também acho mas interessante enviar um email. Eu já enviei um, e quanto mais pessoas enviar melhor...

Eu gostei desse novo visual também, porém algumas coisas ficaram muito ruins, a postagem de código ficou péssima, a formatação muito ruim e sem cor, totalmente desestimulante.

Eu já enviei um email no dia em que fiz este tópico. A intenção aqui, na verdade, foi saber a opinião dos outros alunos e se concordam comigo, e também para ajudarmos uns aos outros a encontrar informações neste novo layout, como acabou acontecendo ao longo deste tópico. Já me responderam o email informando que minhas observações já foram repassadas à equipe de desenvolvimento, portanto para melhorias é provavelmente só uma questão de tempo =) Obrigada!

Não gostei do novo site do Alura. Não se pode mais ver a ementa dos cursos. Onde estão as aulas por escrito? Não gostei.

Sou nova no Alura, mas uma coisa que observei, foi quando finalizei um curso aqui. No meu certificado consta que a data inicial do curso foi em 03/04/2015 e a data de conclusão também em 03/04/2015. Porém, eu não finalizei o curso em apenas um dia. Achei estranho, e queria comentar sobre isso aqui, já que o tópico ainda está aberto. Aconteceu com alguém aqui?

Sim, Ana Carolina. Esta acontecendo comigo também, por exemplo: eu estou realizando o curso de HTML E CSS Avançado e a carga horaria dele é de 40 horas, ou seja, mais que um dia. Porém olhe meu certificado: Clique aqui para visualizar o certificado. Eu ainda eu estou cursando e no certificado já está com a data de conclusão, além disso com mesma data que iniciei.

O que eu percebi foi, que eles pré-estabelecem uma data de conclusão. Acredito que existe um erro de condição na geração dessa data e com isso resulta em uma discordância entre a data e a carga horária, nesse caso.

Pois é Alison, comigo foi a mesma coisa! Vou ver se entro em contato com a equipe do Alura pra verem o que está acontecendo. :S

solução!

Oi pessoal,

Estamos de olho, sim! Essa última semana foi super corrida pra gente! Não só a Karina, mas recebemos feedback de muitos alunos, e tentamos atender a todos.

Aos poucos, chegamos lá.

Vamos colocar sim o botão para Ver explicação. Ele ficou muito escondido no menu esquerdo, né!?

O encerramento do curso agora se dá apenas quando o aluno clica em "Acabei o curso". Até a semana passada, estávamos com um bug que encerrava o curso caso ele visse o último vídeo. Se o seu certificado ficou com a data errada, mande-nos um e-mail que nosso pessoal de suporte arruma pra você!

Fiquem a vontade para nos mandar dicas, pessoal! Vocês que fazem a plataforma melhor! :)

Oi Maurício!

Muito bacana da sua parte vir falar diretamente conosco. Realmente estamos tendo alguns contratempos com a plataforma, mas o retorno de vocês é importantíssimo para que possamos usufruir da mesma.

Hoje finalizei um curso (fiz todas as aulas e exercícios) e o mesmo ficou apenas com 80% de conclusão. (http://c1.staticflickr.com/9/8745/17071560432_29df7dce4c_b.jpg) Enviei uma mensagem a vocês há pouco e aguardo o retorno.

É importante que essas informações sejam fornecidas de forma correta, pois se precisarmos apresentar algum certificado precisaremos delas!

No mais, agradeço sua atenção. :)

Oi Ana,

Estamos tentando descobrir isso também. Outros alunos alegaram "porcentagens estranhas" em seus perfis! :)

Um abraço!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software