Olá! Sou Karina Monteiro, Designer Digital focada em Usabilidade e design de interfaces, e aluna do Alura =)
Sobre o site novo, visualmente ficou muito boa a nova interface, mas algumas coisas chatas me chamaram a atenção e fiquei em dúvida se vocês fizeram testes com usuários antes de implantar a atualização. Sei que foi implantado a pouco tempo e provavelmente ainda estão trabalhando para arrumar eventuais errinhos, por isso mesmo achei bom dedicar um tempinho para dar minha visão, e postar aqui PARA COLETAR OPINIÕES DOS ALUNOS.
Reparei que coisas sem muita importância estão recebendo destaque demais (como o ranking) enquanto as importantes estão escondidas (cursos já abertos, explicação textual, etc). O que mais me "incomodou":
ONDE ESTÃO MEUS CURSOS EM ABERTO? Eu abri 4 cursos ao mesmo tempo (e ficava transitando entre eles dependendo das minhas necessidades no momento), e antes estes cursos ficavam lindamente posicionados na minha página inicial. Mas onde estão agora!? Na dashboard mostra o último que fiz e a lista completa de toooodas as trilhas, apenas. Qual o foco principal do aluno quando entra na página Alura? Fazer os cursos. Então a primeira coisa que os alunos querem ver é o botão MEUS CURSOS, ou então já mostrar os cursos abertos como era antes. O resto tem foco secundário.
FALANDO EM DASHBOARD... O primeiro impacto que tive ao ver a nova página (que apareceu pra mim como meu perfil de usuário, pois a guia do meu browser já estava aberta com esta página, rs) foi: Cadê as minhas trilhas!? Cliquei no meu nome, depois cliquei em comunidades (pq era a única coisa com cara de botão), depois cliquei na barra de XP, só então cliquei no logo da Alura e vi que agora era ali a Dashboard. Ou seja, não está intuitivo para encontrar uma opção primária da Alura, que são os cursos.
A EXPLICAÇÃO TEXTUAL DA AULA PASSOU PARA O MENU ESQUERDO, MAS... Qual o sentido de termos a explicação textual num menu que, ao avançarmos clicando em "começar exercícios", o sistema a pula? Se para acessar a explicação é somente clicando no "botão" Explicação, então ela não faz parte do fluxo dos exercícios e não deve aparecer na lista aparentando que passaremos por ela ao avançar clicando em "começar exercícios". Antes a explicação ficava abaixo do vídeo acessada num botão centralizado. Ainda não era o ideal, mas era melhor do que "escondê-la" no menu do fluxo de exercícios (E particularmente mostrar o texto junto ao video eu achava mais prático, mas aí é só opinião, rs).
AINDA SOBRE O MENU ESQUERDO DA AULA... Na versão Desktop o menu aparece posicionado como superior esquerdo. Na versão Mobile aparece um ícone sanduíche no canto inferior direito... Não sei se basearam-se no material design com o botãozinho redondo nessa posição, mas está muito discrepante do menu desktop. O usuário procura pelo menu próximo da onde ele costumava vê-lo na versão desktop e vice-versa.
POSTAR DÚVIDA NO FÓRUM SOBRE COMO POSTAR DÚVIDA NO FÓRUM... rs Para eu postar uma dúvida é preciso abrir as trilhas, escolher um curso, rolar até o rodapé da página, e clicar em postar uma dúvida. Se por acaso eu clicar em "Fórum" no menu principal, ou em "Fórum do curso" a opção "postar dúvida" some. E ao clicar em filtrar o menu não some ao clicar fora ou apertar ESC.
ERRO NA CONCLUSÃO DO CURSO: Pode ser um caso isolado mas, eu havia acabado de abrir o curso "Introdução aos Métodos Ágeis" na plataforma antiga. Quando o acessei pela segunda vez, na plataforma nova, ao voltar para a Dashboard ele estava constando como concluído, com apenas 5% de progresso... ¯_(ツ)_/¯
Por enquanto é isso. Fiz esta análise de coração aberto por considerar a Alura uma ótima plataforma de cursos que tem tudo para ser referência em e-learning. Talvez ter uma boa equipe de UX designers, fazer mais testes com usuários e pesquisar diversos outros tipos de plataformas de e-learning para referencia do que fazer (ou não fazer), seja o que falta para preencher as lacunas da plataforma.
E vocês? O que têm a acrescentar ou discordar?
Abraços!