Olá! Sou Karina Monteiro, Designer Digital focada em Usabilidade e design de interfaces, e aluna do Alura =)
Sobre o site novo, visualmente ficou muito boa a nova interface, mas algumas coisas chatas me chamaram a atenção e fiquei em dúvida se vocês fizeram testes com usuários antes de implantar a atualização. Sei que foi implantado a pouco tempo e provavelmente ainda estão trabalhando para arrumar eventuais errinhos, por isso mesmo achei bom dedicar um tempinho para dar minha visão, e postar aqui PARA COLETAR OPINIÕES DOS ALUNOS.
Reparei que coisas sem muita importância estão recebendo destaque demais (como o ranking) enquanto as importantes estão escondidas (cursos já abertos, explicação textual, etc). O que mais me "incomodou":
ONDE ESTÃO MEUS CURSOS EM ABERTO? Eu abri 4 cursos ao mesmo tempo (e ficava transitando entre eles dependendo das minhas necessidades no momento), e antes estes cursos ficavam lindamente posicionados na minha página inicial. Mas onde estão agora!? Na dashboard mostra o último que fiz e a lista completa de toooodas as trilhas, apenas. Qual o foco principal do aluno quando entra na página Alura? Fazer os cursos. Então a primeira coisa que os alunos querem ver é o botão MEUS CURSOS, ou então já mostrar os cursos abertos como era antes. O resto tem foco secundário.
FALANDO EM DASHBOARD... O primeiro impacto que tive ao ver a nova página (que apareceu pra mim como meu perfil de usuário, pois a guia do meu browser já estava aberta com esta página, rs) foi: Cadê as minhas trilhas!? Cliquei no meu nome, depois cliquei em comunidades (pq era a única coisa com cara de botão), depois cliquei na barra de XP, só então cliquei no logo da Alura e vi que agora era ali a Dashboard. Ou seja, não está intuitivo para encontrar uma opção primária da Alura, que são os cursos.