1
resposta

[Off topic] É correto tratar um ERP como software de prateleira?

Hoje escutei, no trabalho, uma coisa que me deixou muito incomodado: “o usuário e os processos de negócio tem de se adaptar ao sistema, não é o sistema que tem de se adaptar ao negócio”. Alguns dados do contexto: (i) o sistema em questão é o SAP; (ii) o indivíduo que pronunciou é um ABAPeiro; (iii) a empresa é grande e já usa SAP há mais de 10 anos; (iv) esse pensamento é consenso entre os desenvolvedores da empresa. Fiquei inconformado, pois em todos os anos de faculdade nunca ouvi nada semelhante a isso, muito pelo contrário, o sistema sempre apoia o negócio, tem de crescer junto a ele, sem nunca deixar de lado as boas práticas. Agora, quem puder me diga: isso é só coisa de faculdade mesmo? Quem está no mercado pensa assim? Isso é coisa de mundo SAP? O SAP é imune a engenharia/arquitetura de software? É correto tratar um ERP como software de prateleira? Em alguma dimensão esse ABAPeiro pode ter razão?

1 resposta

Oi Allef, tudo bem? Bom, no mundo corporativo eu tenho a impressão de que tudo é muito mais engessado do que deveria. Mas deve haver razões pra isso. Aliás, grandes corporações possuem problemas complexos de todos os tipos.

O que você viu na Faculdade é a realidade que temos hoje, onde há um investimento forte em sistemas que se adaptem as necessidades do negócio e dos usuários. Mas haverá casos como esse que citou sim, um pouco mais raros na minha opinião, mas que existem sim.

Bom, sobre suas perguntas: Não acho que seja algo só de faculdade, isso depende muito de em que empresa você tá hoje, dependendo do negócio, o investimento sobre adaptações as necessidades do negócio e usuário são maiores ou menores, mas elas sempre acontecem em algum grau. Claro que, sobre o contexto do negócio, a balança tente a pesar bem mais, um software que não suporta o negócio, não deve ser utilizado.

Quem está no mercado dev, com certeza não deve pensar assim em sua totalidade, mas há sim, pessoas que pensem e até ajam dessa forma. É onde entram aquelas falácias também "usuário é burro, não sabe usar". Usuário diga-se cliente final ou empresa.

Se isso é coisa do mundo SAP, eu realmente não consigo de confirmar. Não conheço esse mercado, mas estou em dúvidas de que isso seja assim. Acredito que não.

Nenhum software é imune a engenharia e arquitetura de software. O dev ou empresa pode não fazer bom uso dos conhecimentos das áreas, mas isso não garante imunidade nem nada. Até onde penso a respeito, não dá pra se construir software sem o uso da engenharia e/ou arquitetura.

ERP como bem sabemos, não deveria mesmo ser tratado como um produto de prateleira, mas isso foi algo que o "mercado" adotou por duas coisas ao meu ver: redução de curso financeiro e de tempo. Comprar um software desse tipo "prateleira", é algo que reduz muito o tempo de implantação. Veja, alocar uma empresa de dev por 2 ou 5 anos pra desenvolver um software sai muito mais caro do que comprar um software que já está feito e que você precisa fazer apenas os passos finais. Aqui, pode acontecer sim da empresa se adaptar ao software pra cortar custos novamente. Mas depende muito do cenário, não dá pra afirmar assim de "bate e pronto".

Faz sentido?

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software