2
respostas

[Off Topic] Aprendendo com a IDE

Olá Paulo e pessoal do Alura, tive essa dúvida e resolvi comentar neste curso que eu já havia finalizado. Gostaria de saber até que ponto é possível exercitar as técnicas de programação apenas com um editor de texto como o Sublime por exemplo, dependendo ao mínimo da IDE e me forçando a pensar mais.

Trabalho a todo o tempo com aplicações legadas em Java EE, e gostaria de algumas dicas sobre como posso estudar ele mais a fundo sem o Eclipse até o ponto que seja possível fazer isso (se possível também). Abraços!

2 respostas

Oie Maycon, tudo bem contigo?

Acredito que seria possível programar quase tudo sem usar nenhuma IDE, entretanto o conteúdo em português sobre isso é praticamente inexistente, só existindo alguns artigos e vídeos interessantes em inglês que tratam sobre esse tema.

Particularmente não tenho muita experiência de programar sem uma IDE então não consigo te recomendar com autoridade uma forma exata de você praticar, porém, pude achar um conteúdo na internet (em inglês) bastante interessante sobre isso, segue os links:

Espero ter conseguido te ajudar ao menos um pouco, se precisar de mais alguma coisa estamos por aqui :)

Bons estudos!

Opa, valeu Igor! Vou salvar os links aqui, abs :)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software