Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

OFF - Eclipse ou Netbeans

Fugindo um pouco do assunto, porém, por ser algo que vem me trazendo algum contratempo desde que iniciei o curso aqui, gostaria da opinião dos professores e alunos.

Já desenvolvo software há mais de 16 anos, no entanto, utilizando outra linguagem de programação (Delphi). Apesar de vir estudando Java há algum tempo, esta é a primeira vez que entro de cabeça na linguagem, de forma séria e comprometida.

A questão é que, antes de iniciar meus estudos pesquisei sobre as principais IDE's, Eclipse e Netbeans, e de já vinha utilizando esta última para estudo. Mas, como é de conhecimento de todos, a IDE escolhida pelos profissionais da Alura é o Eclipse. Desta forma, baixei o Eclipse IDE for Java EE Developers para acompanhar as aulas. Porém, notei certa instabilidade da ferramenta. Não sei se é por ter baixado a versão eclipse EE e ter instalado em minha máquina o JDK 1.8. O fato é que, tenho tido problemas de instabilidade.

Em virtude destes problemas, venho utilizando as duas ferramentas para fazer os exercícios.

Gostaria da opinião dos Srs. professores sobre o assunto. Lembrando que, com o Netbeans não tenho tido qualquer tipo de problema.

Abraços.

2 respostas
solução!

Oi Luiz,

qual versão do Eclipse você está usando? O suporte ao Java 8 começou no Luna (versão 4.4) e as primeiras versões dele estavam mesmo meio bugadas -- o Mars, mais novo, parece ainda melhor. Tem mais sobre isso na própria documentação do Eclipse sobre Java 8

Nossa preferência pelo Eclipse acontece por diversas razões:

- Ele é open source e usa open source internamente, além de ser gratuito;
- É o mais usado no mercado;
- Ele sobe módulos e plugins à medida que você os utiliza, em vez de na hora que você abre o programa (consumindo, portanto, menos memória se você tem menos views abertas);
- A gente usa Eclipse no dia-a-dia de trabalho -- para desenvolver o Alura, por exemplo. :-)
- etc...

Quanto ao NetBeans... eu, pessoalmente, me traumatizei com o quão pesado ele era em 2005 e nunca mais voltei a usá-lo. A arquitetura não mudou desde então, no entanto. Outra IDE com um excelente suporte a Java 8 é o InteliJ, mas ele é pago.

Fico curiosa para saber o que outras pessoas vão dizer aqui. :-) Vejamos mais umas respostas?

Muito obrigado por responder, Cecilia.

Não sei se é a configuração parruda do meu computer (rsrsrs!), mas não senti diferença de peso entre eclipse e netbeans.

Com relação a versão, eu havia baixado a última versão do site, mas irei efetuar novo download para ver.

Mais uma vez, obrigado!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software