11
respostas

"Ocorreu um erro fatal: Falha ao conectar com esp32"

Arduino: 1.8.12 (Windows 10), Placa:"ESP32 Dev Module, Disabled, Default 4MB with spiffs (1.2MB APP/1.5MB SPIFFS), 240MHz (WiFi/BT), QIO, 80MHz, 4MB (32Mb), 921600, None"

O sketch usa 213401 bytes (16%) de espaço de armazenamento para programas. O máximo são 1310720 bytes. Variáveis globais usam 15364 bytes (4%) de memória dinâmica, deixando 312316 bytes para variáveis locais. O máximo são 327680 bytes. esptool.py v2.6 Serial port COM1 Connecting......................................_

A fatal error occurred: Failed to connect to ESP32: Timed out waiting for packet header A fatal error occurred: Failed to connect to ESP32: Timed out waiting for packet header

Este relatório teria mais informações com "Mostrar a saida detalhada durante a compilação" opção pode ser ativada em "Arquivo -> Preferências"

11 respostas

Oi Everaldo, como você está?

Faça o seguinte teste:

  • Ao clicar para compilar o programa, aperte na sua placa ESP32 ambos os botões de boot e reset e veja se consegue subir o código para placa.

exemplo

Fico no aguardo.

Não funcionou. acontece a mesma coisa.

Será que pode ser problema na própria placa?

Oi Everaldo, peço perdão pela demora em te retornar. É difícil dizer com certeza quando levamos em conta questões de hardware, mas pode sim ser problema na própria placa. Você conseguiu subir algum código para essa placa alguma vez?

não estou conseguindo subir nem o codigo de teste da aula :(

já comprei uma placa nova e está dando o mesmo problema. será que vocês teriam um numero para whatsapp para ficar mais fácil de resolver esse problema?

Everaldo, vamos tentar algumas coisas:

  • Aperta na placa o botão BOOT quando der a mensagem de Connecting........_____....._____....._____....._____....._____....._____.....___
  • Você tem algum antivírus em execução em seu computador(sem ser o padrão do windows)? Se sim, desligue-o temporariamente e tente novamente subir o código para a placa.

  • Observe se o USB está sendo reconhecido na IDE do arduino. Vá em Tools -> Port -> e observe se o USB está sendo reconhecido

  • Observe se a Board marcada em Tools é a ESP 32 Dev Module

Fico no seu aguardo.

Caso ainda não dê certo, fique tranquilo, procuraremos alguma outra alternativa de auxilio.

consegui, o meu modelo é o dev kit se eu não me engano mas acho que vai servir para o projeto

Everaldo, fico feliz que tenha conseguido. Por gentileza, poderia compartilhar conosco sua solução? Sua resposta pode ajudar outros alunos =)

olá de novo estou com outro probleminha eu selecionei a placa dev kit v1 e deu certo mas quando chegou na configuração do wifi, eu não consegui subir o codigo por causa de ser muito grande, e no menu do dev kit não tem a opção " Partition Scheme". o que eu faço agora?

e mais uma coisa, eu tentei colocar na placa dev module e subiu o codigo normalmente, porém no monitor serial fica imprimindo um monte de coisa muito rapido e não é o mesmo que no video.

é normal conseguir programar o esp32 selecionando outro tipo de placa?

Everaldo, sobre imprimir rápido, você pode mudar a velocidade de transmissão da serial e analisar qual se adequa melhor para você. Mude o parâmetro da função Seria.begin para algum desses valores:

  • 9600
  • 38400
  • 19200
  • 4800

Sobre ser normal programar o esp32 selecionando outro tipo de placa, é algo comum. Geralmente utiliza-se a Dev Module por ela ser genérica.

Em relação a Partition Scheme, algo que pode tentar é ir em Tools -> Partition Scheme -> e selecionar Huge APP (3MB no OTA):

imagem

Qualquer dúvida estou por aqui.

Abraços e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software