Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Ocorrem alguns problemas no Scratch e eu não sei o motivo

Segui todos os passos do professor e consegui finalizar o jogo com bastante facilidade. Na verdade o jogo funciona, e está tudo correto na montagem. Os problemas que ocorrem não parecem ter relação com o código, mas com algum tipo de falha fora dele, talvez no site até. Exemplo:

• Algumas vezes, quando a bolinha toca na borda, são marcados dois pontos. No entanto não acontece sempre, depende da posição que bate. Em geral a pontuação é marcada corretamente e só às vezes é que falha.

• Já aconteceu diversas vezes e a bolinha ficar presa entre a raquete e a borda, como se estivesse em um glitch. Isso ocorre principalmente com a raquete do adversário, mas também ocorre algumas vezes com a minha.

• Eixos X e Y parecem meio "bugados" às vezes. Quando fiz o código pela primeira vez as marcações eram completamente diferentes, apesar de as raquetes estarem nas mesmas posições. Eu refiz o código do zero duas vezes para testar e o problema persistiu, não sendo portanto relacionado ao código. Em uma das vezes a minha raquete ficou na marcação X = -165, na outra ficou em X = -190, na outra ficou em X = 235. Motivo? Não sei. Inclusive houve momentos em que alterei a posição e ela voltou para a posição em que estava, como se não tivesse aceitado o comando. Cheguei a pensar que pudesse ser o cache do navegador e usei aba anônima, mas não mudou nada.

Não creio que isso vá ser um problema para mim porque eu entendi a lógica, que é o objetivo, mas talvez fosse interessante descobrir o que está causando tantos problemas no Scratch, já que pelo que vi no fórum há diversas dúvidas ainda não solucionadas.

1 resposta
solução!

Olá Roger, como vai?

Agradecemos seu feedback.

Tive alguns desses problemas também, e concordo que talvez seja o próprio Scratch que esteja "bugado" de alguma forma.

Notei também, depois de alguns teste, que ajuste pontuais como largura da raquete acaba fazendo diferença, diminuindo os bugs. Os espaços que deixamos atrás da raquete, estando realmente simétricos também diminuem alguns problemas.

De qualquer maneira, ficamos felizes que conseguiu absorver bem o conteúdo apesar dos pequenos problemas encontrados.

Abraços e bons estudos!