1
resposta

Ócio versus Foco

Queria saber se o ócio ajuda na questão do foco. Pois, tem dias que não tenho vontade de fazer nada além do habitual (como comer, tomar banho...) e no resto do dia, quero apenas: Ora dormir ou ora assistir um filme leve sem pensar em mais nada (que tenha a ver com trabalho e responsabilidades em geral). Isso é legal?

Em tempo: Esse comportamento acima é no dia de folga do trabalho e dos demais afazeres que tenho e que me sobra um dia para fazer isso e não quero fazer outra coisa a não ser o que informei e nem sempre posso ou dá.

1 resposta

Olá, Kátia! Tudo bem?

A questão do ócio em relação ao foco é interessante. O ócio pode ser benéfico quando usado de forma equilibrada e consciente. Ter momentos de descanso e lazer é fundamental para recarregar as energias e manter o equilíbrio emocional.

No seu caso, quando você tem um dia de folga e não tem vontade de fazer nada além do habitual, como comer, tomar banho e assistir a um filme leve, isso é totalmente válido. É importante respeitar o seu próprio ritmo e necessidades. O ócio pode ser uma forma de relaxar e se desconectar das responsabilidades do trabalho e dos afazeres diários.

No entanto, é importante encontrar um equilíbrio entre o ócio e as atividades que precisam ser realizadas. Se você perceber que está passando muito tempo ocioso e isso está interferindo nas suas responsabilidades, pode ser interessante buscar alternativas para melhorar o seu foco. Algumas dicas que podem te ajudar nesse sentido são:

  1. Organize suas tarefas: Faça uma lista de tudo que precisa ser feito e estabeleça prioridades. Isso pode te ajudar a se sentir mais motivada e focada em cumprir as suas responsabilidades.

  2. Estabeleça metas: Defina metas diárias ou semanais para as suas atividades. Ter objetivos claros pode te ajudar a se manter focada e motivada para alcançá-los.

  3. Crie um ambiente propício para o foco: Procure um local tranquilo e livre de distrações para realizar suas tarefas. Desligue as notificações do celular e evite acessar redes sociais durante esse período.

  4. Faça pausas estratégicas: É importante fazer pausas regulares durante as atividades para descansar e recarregar as energias. Mas lembre-se de estabelecer um tempo limite para essas pausas, para não perder o foco por muito tempo.

  5. Cuide do seu bem-estar: Além das atividades profissionais e responsabilidades do dia a dia, reserve um tempo para cuidar de si mesma. Pratique atividades que te tragam prazer e relaxamento, como exercícios físicos, meditação ou hobbies.

Lembre-se que cada pessoa tem seu próprio ritmo e o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra. Portanto, é importante encontrar o equilíbrio que funciona melhor para você. Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software