1
resposta

OBRIGAÇÕES

OBRIGAÇÕES FAMILIARES Explicação: Minha família se resume na minha esposa e da família de minha filia, esposo e filhos [2]. Felizmente não tenho sentimentos de stress na convivência com eles. Raramente aparece algum desconforto quando inesperadamente preciso cuidar de meus netos sem ter sido avidado com antecedência Pontos de atenção: O que já foz foi me manifestar sobre esse desconforto e fizemos um acordo de que qu não tenho nenhum problema em ficar com meus netos. Apenas preciso ser avisado com no mínimo 1 dia de antecedência. Felizmente em relação a minha esposa, as relações familiares são raras e sempre previsíveis. OBRIGAÇÕES PROFISSIONAIS Explicação: Minhas responsabilidades e tarefas estão bem estruturadas e trabalho confortavelmente em regula home office [100%]. Meu nível de stress é baixo e quase sempre vem do acumulo de agendas on-lie que sou obrigado a participar. Pontos de atenção: Como atualmente as agendas de reuniões são programadas por ferramentas automatizadas, tipo Outlook, sempre procuro bloquear pelo menos 1 hora pela manha e outra a tarde para que esse tempo seja dedicado a minhas atividades de leitura e resposta de emails e desenvolvimento de trabalhos e apresentações. OBRIGAÇÕES CÍVICAS Explicação: Bom, com posicionamento conservador meu stress vincula-se a enxurrada de informações vindas pelas redes sociais em contradição as mídias tradicionais. Esse quadro é fruto do momento político em que vivemos no país e porque não dizer no resto do mundo. Enfim, noticiários tem que ser bem escolhidos e informações checadas para não incorrermos em opiniões errôneas e sem fundamento. Pontos de atenção: Se não dá para mudar muita coisa, fico melhor quando tento mostrar a real situação que vivemos no país, principalmente quando aquilo que está sendo mostrado não converge para valores éticos e morais que acredito e que julgo fazerem parte da cultura nacional. OBRIGAÇÕES DOMÉSTICAS Explicação: Não tenho grandes desconfortos em aceitar e fazer atividades, ditas domésticas, para colaborar com um projeto comum de viver com alguém compartilhando do mesmo espaço. Esse stress, que como disse antes, é raro ocorre quando essas atividades sacrificam meu tempo de estudo ou laser pessoal. Pontos de atenção: O ditado “O COMBINADO NÃO É CARO” deve ser aplicado e é aplicado com veracidade na minha relação com minha esposa. Filhos já se foram cuidar das próprias vidas. Agora nós dois damos conta dessas “atividades do lar” por reconhecermos que 2 fazem mais rápido e fácil que um só. OUTRAS OBRIGAÇÕES [Culturais, Educacionais, Desportivas, etc] Explicação: Pessoalmente eu posso garantir que cheguei a um momento da vida em que as obrigações só existem seu eu deixar que existam. Nem sempre foi assim, nas meu momento é de evolução mental e espititual. Pontos de atenção: Busco fazer aquilo cujo retorno é a alegria e prazer pra mim e/ou para as pessoas com as quais convivo e admiro. Se não for assim, tais obrigações não tomam tempo da vida a que tenho direito agora.

1 resposta

Olá Valdir, tudo bem?

Parabéns por ter completado a atividade e por ter se expressado de maneira tão clara e organizada em relação às suas obrigações. Gostei muito da forma como você abordou os pontos de atenção em cada área, mostrando um bom equilíbrio entre suas responsabilidades e seu bem-estar pessoal. A sua estratégia de combinar antecipadamente as atividades, seja com a família ou no ambiente de trabalho, é um ótimo exemplo de como gerenciar o estresse de maneira eficaz.

Continue nesse caminho de autoconhecimento e organização! Seu progresso é evidente, e tenho certeza de que você está cada vez mais próximo de alcançar um equilíbrio saudável em todas as áreas da sua vida. Estamos à disposição para ajudar no que precisar.

Abraços e bons estudos!