Olá Victor, tudo bem?
As classes são os modelos dos objetos. Dá para fazer um paralelo com um refratário usado para bolos. Ele irá ditar qual será o formato desse bolo, altura máxima, mas não obrigará qual sabor será esse bolo.
Então uma classe determina que tipo de características o objeto tem e que tipo de ações esse objeto pode ter. Por exemplo, uma caneta precisa de um corpo e uma ponta, esse corpo pode ser de acrílico, de algum outro plástico, ou pode ser me algum metal, e a ponta pode ser esferográfica, pode ser uma ponta tipo pena. Essas seriam as características da caneta. Como ação, é possível escrever, rabiscar, tampar, destampar, guardar a ponta (para canetas com clique), colocar no suporte (para canetas tipo pena).
Essa é a parte mais fundamental de uma classe e de um objeto. A classe é um molde (define que o objeto deve ter certas características) e o objeto é criado a partir desse molde, definindo os valores dessas características.
Sugiro que assista esse curso algumas vezes para entender bem o conceito e tente colocar no papel o que poderia ser uma classe (molde) e objetos (valores das características e ações).
Os tipo que você citou são chamados de tipos primitivos. são outro tipo de dado, chamados de struts. Mas esse é um assunto mais complexo.
Espero ter ajudado, qualquer dúvida estamos aí!