Olá, Bom dia! Alguém poderia me ajudar como eu declaro um Objeto dentro de um .model ? Pois, no momento que abro o Insomnia e escrevo o JSON no Body, a preview não aparece as informações do "address"
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Olá, Bom dia! Alguém poderia me ajudar como eu declaro um Objeto dentro de um .model ? Pois, no momento que abro o Insomnia e escrevo o JSON no Body, a preview não aparece as informações do "address"
Olá, João! Tudo bem com você?
O método model que você está utilizando é responsável por realizar os métodos diretamente no banco do MongoDB, contudo, a compilação desse "modelo" é feita a partir da passagem de um "Schema" de definições.
De forma resumida, o método model receberá como parâmetro de entrada um nome para o modelo e um objeto do tipo "Schema" que conterá todas as definições dos atributos e seus relacionamentos com outras tabelas.
Segue um exemplo de como ficaria o Schema do modelo que você compartilhou no print:
const clientSchema = mongoose.Schema (
name: {
type: String
},
type: Number
},
address: {
city: {type: String},
state: {type: String},
road: {type: String},
neighborhood: {type: String},
apartment: Boolean
}
);
const client = mongoose.model("client", clientSchema);
O exemplo é bem simples, não apresenta nenhum tratamento nos atributos. Para mais informações de como melhorar ou entender como funciona os métodos comentados, recomendo que leia a documentação oficial do Mongoose, ela é bem rica. Seguem alguns links que imagino que possam ser uteis:
Espero ter ajudado e bons estudos!
Muito obrigado! Salvou