Dia 4 (2020-12-08)
Ontem mesmo eu comecei a montar uma planilha para começar a avaliar os bairros, mas logo que comecei ela, percebi que eu não ia conseguir avaliar. Como eu vou avaliar, se eu não conheço as coisas que vou avaliar? Como, por exemplo, o transporte público. Eu sabia das rotas do metrô, mas não sabia o preço das passagens e nem onde comprar elas. Eu também não sabia nada sobre os outros transportes.
Tem outros pontos que também preciso aprender antes de julgar um bairro, como:
- Como as coisas funcionam com neve?
- Como é o sistema de saúde?
- Os bairros tem algo particular, como taxas?
- etc;
Então, hoje foquei em aprender como funciona o sistema de transporte deles. Peguei todas as informações abaixo desse link: https://www.viajoteca.com/como-usar-transporte-publico-em-toronto/ . Confirmei com outras fontes, mas esse foi a principal mesmo.
O principal, eles tem um cartão que é como o nosso vale transporte, o Presto Card. Você compra 1, carrega ele e pode usar em qualquer transporte público. Se tiver usado um transporte público, pode usar quaisquer outros em um intervalo de 2 horas. Você também pode pagar o valor mensal dele e ter uso ilimitado.
Outros meios de transporte são ônibus, bondinho (streetcar) e Go (trem?). Todos eles aceitam o Presto Card.
Também tem outras formas de pegar transporte, como pagando em dinheiro ou comprando tickets de papel.
A organização que toma conta disso é o TTC (Toronto Transit Commission), e eles tem alguns sites e aplicativos para ajudar, como:
- Presto Card
Site para comprar o cartão, carregar ele e também cadastrar para caso precise bloquear.
- Trip Planner
Fala horários, baldeações e valores que precisa para ir de um local ao outro (também pode usar o Google Maps)
- TTC Routes
Horários e mapas de todos os transportes do TTC
- Transit App
Aplicativo para ver como está o trânsito da cidade, e ter um planejamento de horários dos transportes
- Citymapper
Aplicativo com todos os pontos de ônibus, metrô, etc; além de informações de funcionamento
Além de também dar mapas como:
No fim das contas, a melhor forma (mais rápida e menos variável) de se transportar é realmente pelo metrô. Ele não pega toda a cidade, mas pega os pontos principais ou maior interesse. Posso pegar os outros para complementar, ou fazer alguns objetivos específicos.
Agora que sei sobre os mapas e formas de pagamento, me sinto mais confiante!