A minha expertize de Planejamento e Gestao vem da Construção Civil, que utiliza o modelo Waterfall "raiz".
Então, na minha visão, esse modelo na Engenharia de software não funciona porque é uma "gambiarra", uma adaptação de um modelo de desenvolvimento aplicado nas outras Engenharias para produtos que se comportam de um modo completamente diferente em seu processo de desenvolvimento, em comparação a um software.
Na construção de uma casa, os requisitos do produto final estão definidos claramente nas primeiras etapas (elaboração dos desenhos, etc), porque seu MVP é quase 90% do produto final (uma casa sem paredes, teto, portas, instalações elétricas e hidráulicas não é funcional, mas sem reboco na parede ou pisos, pode ser habitada). Logo, é premissa do andamento do processo a impossibilidade de alterações significativas, porque o custo do retrabalho as inviabiliza exponencialmente a cada fase (sem falar das questões burocráticas).
O cenário para engenharia de software é muito diferente disso: mesmo com enorme clareza nos requisitos, eles não engessam o produto final, e permitem um MVP muito mais simples de ser alcançado, e um processo que não tem tantas restrições a influências ao longo das etapas sem inviabilizar o produto.
Tudo isso demanda um modelo de desenvolvimento que seja flexível, para se adaptar a esse cenário.
Meu entendimento está correto?