2
respostas

O vídeo contém um erro conceitual sobre o autismo

O vídeo sobre autismo informa que esta condição não é uma deficiência, inclusive informando que essa informação é definida pelo próprio Governo Federal. Contudo, venho vos informar que talvez o vídeo esteja desatualizado e que, segundo a Lei 12764/12 - http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12764.htm - em seu artigo primeiro, parágrafo segundo, diz que o autismo é caracterizado e reconhecido como deficiência. Sendo assim, por favor, peço para que atualizem a informação do vídeo para que as pessoas tenham acesso ao conteúdo e informação de forma correta. Desde já grata.

2 respostas

Fala ai Paloma, tudo bem? Bom, antes de mais nada eu peço desculpas por qualquer problema, erro ou mal entendido.

Vou pedir para o pessoal dar uma olhada nessa questão, provavelmente assim que possível uma pessoa vai te responder aqui, tudo bem?

Novamente desculpas pelo problema e logo alguém vai nos ajudar com a situação.

Espero ter ajudado.

Oi Paloma, tudo bem?

Na verdade a indicação do vídeo está correta.

A pessoa que possui autismo é considerada uma pessoa com deficiência para fins legais. Assim como a lei que você citou, conhecida como "Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com TEA" e a LBI - Lei Brasileira de Inclusão estabelecem direitos e políticas para pessoas com autismo nas áreas trabalhistas, de saúde, entre outras.

No trabalho da Talita Pagani citado no curso possui a seguinte definição: "As deficiências cognitivas, neuronais ou de aprendizagem são condições, síndromes ou transtornos relacionados ao desenvolvimento da memória, atenção, linguagem, comunicação, habilidade de comunicação e letramento, dentre outras funções cognitivas e de neurodesenvolvimento". O Transtorno do Espectro Autista (TEA) faz parte dessa definição, mas o TEA em si não é considerado uma deficiência, ele é uma síndrome como indicado no vídeo.

Pode acontecer que uma pessoa com TEA também tenha alguma deficiência em conjunto, mas não em decorrência do autismo. Nesses casos, a pessoa é considerada com autismo E com uma deficiência em particular.

Ficou um pouco mais clara a diferença?

Espero ter ajudado.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software