1
resposta

O venv não está ativando pra mim, aparece mensagem de erro.

Quando tento ativar o venv com .bat, ele não ativa. Aparece assim...

PS C:\Users\Leticia Freitas\Desktop\ALURA\Programação com Python\OO SABOR-NORDESTINO> venv\Scripts\activate.bat PS C:\Users\Leticia Freitas\Desktop\ALURA\Programação com Python\OO SABOR-NORDESTINO>

Lendo as dúvidas no fórum, vejo que no meu VsCode aparece no cantinho do Terminal o nome "PowerShell", e vi nos comentários quando quando é com o "powerShell" não se usa .bat, mas apenas o activate ou Activate.ps1, porém, ao tentar, aparece esta mensagem de erro...

PS C:\Users\Leticia Freitas\Desktop\ALURA\Programação com Python\OO SABOR-NORDESTINO> venv\Scripts\activatevenv\Scripts\activate : O arquivo C:\Users\Leticia Freitas\Desktop\ALURA\Programação com Python\OO SABOR-NORDESTINO\venv\Scripts\Activate.ps1 não pode ser carregado porque a execução de scripts foi desabilitada neste sistema. Para obter mais informações, consulte about_Execution_Policies em https://go.microsoft.com/fwlink/?LinkID=135170. No linha:1 caractere:1

• venv\Scripts\activate
  •   + CategoryInfo          : ErrodeSegurança: (:) [], PSSecurityException
      + FullyQualifiedErrorId : UnauthorizedAccess

O que eu faço?

1 resposta

Oi Daniel,

O erro que você está enfrentando está relacionado à política de execução do PowerShell, que, por padrão, pode estar configurada para não permitir a execução de scripts.

Níveis de segurança para execução de scripts:

• Unrestricted: Permite executar qualquer script sem restrições
  • AllSigned: Requer que todos os scripts sejam assinados por um editor confiável
  • RemoteSigned: Scripts baixados da internet precisam ser assinados
  • Restricted: Não permite a execução de nenhum scrip

Para alterar à configuração restritiva:

1. Abra o PowerShell como Administrador. Para fazer isso, clique com o botão direito no ícone do PowerShell e selecione “Executar como administrador”.

2. Execute o seguinte comando para permitir a execução de scripts:

// confirme com "S" quando solicitado
    Set-ExecutionPolicy RemoteSigned

Para retornar à configuração padrão restritiva:

Set-ExecutionPolicy Restricted
tux matrix    Caso este post o tenha ajudado, por favor, marcar como solucionado ☑️. Bons Estudos! 🤓